Terapia não é coisa de louco

Emilena Moreira é Psicóloga, trabalha com muita ética e profissionalismo.

O acúmulo de pequenos problemas e frustrações podem se transformar em grandes transtornos que nos atrapalham pela vida toda. A função da psicologia é desatar estes nós, de forma profissional e ética.

Nossa vida pessoal é cercada por máscaras e paredes que construímos para enfrentar o mundo e seus problemas. A maioria das pessoas consegue lidar com os pequenos entraves do dia a dia, mas grande parte de nós guarda diversas mágoas, culpas ou preconceitos internos que não dividem com ninguém, temendo críticas e comentários maldosos ou temendo demonstrar fraqueza ante as situações.

Por que devemos procurar um psicólogo?

Primeiramente, deve-se banir a ideia ou preconceito de que, para ir ao psicólogo temos que estar loucos. Pense que é uma maneira de livrar-se dos seus problemas e angústias. Da mesma forma que no salão de beleza você corta o cabelo ou faz as unhas, a mente também necessita de cuidados.

Ao iniciar a sessão com o psicólogo, não pense que terá que continuar dessa maneira toda sua vida. Você pode decidir quando continuar e quando deixar, assim que sentir que conseguiu resolver o que lhe afligia.

Pedir ajuda é algo corajoso e inteligente. Assim como não há sentindo em suportar uma dor física, (dor de dente, dor de cabeça, etc), também não devemos manter a dor emocional.

Não deixando de ressaltar, o psicólogo está ali para, acima de tudo, respeitar o paciente, seu tempo, limitações, crenças, sem julgamentos e o acolhendo, com empatia e ética, ajudando-o e estimulando-o ao crescimento!

Novo consultório

A jovem Emilena Moreira, psicóloga formada no ano de 2018, está preparando seu consultório para ajudar as pessoas a lidar com seus problemas. Ela conta que ainda pequena, tinha seus ímpetos curiosos. “Natural e espontaneamente, o interesse pela compreensão das tramas psíquicas do indivíduo, foram me envolvendo, até a constatação de que estudar a fundo os mistérios do comportamento humano em uma graduação (Universidade Positivo) seria a melhor forma de instrumentalizar este desejo inerente”.

Ela continua dizendo que “na graduação, apaixonada pela psicologia clínica, busquei experiências nos mais variados quadros clínicos, assim, ampliando minha escuta e conhecimento. Com o passar do tempo, maior se tornou meu interesse pela terapia de casal e terapia de família, porém, não excluindo o atendimento individual.”

Para Casais e Família

A terapia de casais é uma forma sensata de lidar com os pequenos problemas que decorrem de qualquer relacionamento. Qual é o casal que pode afirmar que não sente ou sentiu alguma mágoa do parceiro, qualquer que seja o motivo? Geralmente esses desentendimentos se resolvem por si só, porém há momentos em que a ajuda externa se torna imprescindível. O sigilo profissional nas conversas com cada um dos indivíduos garante a segurança e a discrição que os envolvidos tanto prezam. A terapia para casais é dividida em etapas, com sessões individuais e depois sessões conjuntas para discussão do que foi levantado individualmente. Além desse ponto, também podemos frisar o sigilo do profissional perante a sociedade. O psicólogo de hoje é confessor de antigamente.

O atendimento familiar também é importante para ‘acertar os ponteiros’ no lar. Pais e mães tem anseios diferentes e os filhos podem sofrer com pré- conceitos paternos. Tudo pode ser resolvido com tranquilidade e muito profissionalismo numa sessão de terapia.

Não se acanhe

A Terapia individual, de casais ou familiar é uma forma profissional de resolver questões que nos angustiam e atrapalham a felicidade pessoal. Não tenha medo, vergonha ou preconceito de admitir que você precisa desabafar e repensar a sua vida. Todos temos nossos traumas e mágoas. Ninguém é menor por sentir o que sente.

Emilena Moreira é Psicóloga, trabalha com muita ética e profissionalismo.

 

SERVIÇO

PSICOLOGIA EMILENA MOREIRA

CRP-08/28562

Rua Nossa Senhora do Rocio, 635

Fone (41) 9.9805.3420

e-mail: myrriat@hotmail.com

instagram: @psi_emilena

Please follow and like us: