“Tendências Pós-Pandemia”

Oi queris, está o maior burburinho, todo mundo especulando sobre como será a nossa vida pós-pandemia e (eu que sou “das moda”, tô sempre antenada nas trends) claro, fiz umas pesquisas e quero apresentar aqui alguns dos novos hábitos e comportamentos que já estão acontecendo. Segundo vários estudos que vem sendo divulgados, há uma série de tendências que já estão se confirmando neste período de quarentena e outras ainda virão, mas uma coisa é certa, nossa postura social será outra pós-corona vírus.

Aqui está o “top Five” entre as principais:

  1. Economia: o atual cenário nos trouxe não só novas formas de consumo, como também palavrinhas gringas para o nosso vocabulário: delivery, drive thru, QRCode, e-commerce, omnichannel. Tudo isso impacta a economia e o nosso dia a dia, a forma de como consumimos e como estamos dispostos a gastar o nosso rico dinheirinho. Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), o comércio global terá um recuo de até 32% neste ano e aponta dois motivos principais: o choque de oferta, por meio da quebra da cadeia mundial de produção e, de demanda, com as famílias consumindo menos, seja por diminuição da renda ou por medo da recessão;
  2. Educação: homeschoolling, a tal da educação remota. Essa pandemia trouxe à tona a revisão do sistema de educacional em nível mundial, até porque as medidas de educação à distância como ferramenta de ensino adotadas neste período de confinamento, não atingem toda a população escolar. Pelo menos aqui no Brasil, segundo pesquisa do IBGE (2018), 1 a cada 4 brasileiros não possui internet em casa. Outro fator importante que enfatiza a desigualdade entre os alunos, é justamente o nível socioeconômico dos pais, uma vez que, as famílias de meios mais vulneráveis contam somente com a escola na educação (e em muitos casos, até para a alimentação) dos filhos, enquanto que, crianças e jovens mais afluentes contam com mais recursos tecnológicos e maior repertório cultural dos pais para colocar em prática o estudo domiciliar;
  3. Novos hábitos de higiene e saúde: vale pra todo mundo, teremos de nos habituar ao uso de máscara e de ter o álcool gel como itens obrigatórios. Para os estabelecimentos comerciais, sejam restaurantes, supermercados e lojas, medidas profiláticas de higienização e cuidado com produtos, pessoas e ambiente. Em casa, novos hábitos também começam a se incorporar na rotina como, por exemplo, deixar os sapatos na entrada, além do distanciamento social, que passa a ser o novo normal;
  4. Inteligência Artificial e Experiências Imersivas: estamos nos adaptando à tecnologia pra tudo, compras, ensino a distância, reencontrar as pessoas, entretenimento, e tantas outras coisas. A inteligência artificial nos ajuda a não só vencer o tédio, mas também é uma aliada nos novos modelos de negócio, como é o caso das experiências imersivas, cursos e workshops de autoconhecimento, capacitação e habilidades diversas, dirigidos e assistidos por profissionais, que em tempo real oferecem um ambiente personalizado de aprendizagem;
  5. Homeoffice: o trabalho remoto passa a reconfigurar os organogramas das empresas. As reuniões se adaptam a esses moldes de aplicativos e plataformas. Sabe aquela reunião da firma que você comparece, e quando termina tem a sensação de que ela poderia ter sido resolvida em um e-mail? Agora todas as reuniões serão resolvidas ou por e-mail ou via salas online. Mais produtividade e menos pontualidade.

Bem na verdade, tudo não passa de experimentações que vão surgindo e se adequando a essa nova realidade. Pode até soar como ironia, mas, aquele velho provérbio chinês até que combina com o nosso atual momento: “Isso também passará”.  

Enriquecendo nosso vocabulário (hoje, especialmente da língua inglesa): Trends: tendências | Delivery: entrega, distribuição ou remessa | Drive Thru: através do carro | QRCode: código de barras bidimensional que contém inúmeras informações quando escaneado pela câmera do celular | Ecommerce: comércio eletrônico ou loja virtual | Omnichannel: vários canais de comunicação e consumo | Shopstreaming: comercialização de produtos em plataformas de mídias sociais, onde os produtos são expostos em performances de lives e vídeos em tempo real | Homeschooling: ensino domiciliar.

Me encontre também no Youtube: Mães S.A por Elaine Piovezan

Instagram: @maes_s.a

Grupo no Facebook: Mães S/A

E-mail: elainepiovezan@hotmail.com

Please follow and like us: