9 de Setembro- Dia do Médico Veterinário

“A medicina cura o homem, a medicina veterinária cura a humanidade” (Louis Pasteur)

O Médico Veterinário é um profissional de ampla atuação que trabalha para manter a vida e o equilíbrio do planeta. Uma profissão que contribui para o desenvolvimento econômico e social do país.

Os serviços veterinários são considerados um bem público mundial e têm importância incalculável na sociedade. A missão do profissional vai muito além da promoção da saúde e do bem-estar animal. Tem compromisso integral e abrangente com a saúde pública, a segurança alimentar e a proteção do meio ambiente. Possui capacitação legal para atuar em áreas como: clínica, fiscalização de alimentos de origem animal, ensino técnico e superior, pesquisa e biotecnologia, centro de controle de zoonoses e epidemiologia, vigilância sanitária, vigilância ambiental e saúde do trabalhador, entre outros campos.

Como profissão que harmoniza esse tripé (animal, humana e ambiental), a Medicina Veterinária revela-se uma das profissões mais completas da área da saúde. Justamente por isso, em 2011, o médico veterinário passou a ser reconhecido como profissional de saúde pública e competente para compor o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), trabalhando ao lado de outros profissionais de saúde e meio ambiente.

Fizeram justiça a uma classe profissional que já trabalhava há anos em prol da saúde pública brasileira, por aplicar conhecimentos da epidemiologia para prevenir as enfermidades animais e melhorar a produção de alimentos.

Especialmente nesses últimos 50 anos, os médicos veterinários foram decisivos na erradicação da febre aftosa, da peste bovina e da peste suína africana dos nossos rebanhos. Além de serem fundamentais por manter o mercado brasileiro de aves livre da Influenza aviária. (Fonte: Revista do CRMV PR Set/2018).

O “Dia do Médico Veterinário” é comemorado em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o  então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regularizava a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

Parabéns a todos os colegas profissionais da Medicina Veterinária que independente da área atuante, praticam com amor e excelência os desafios dessa nossa nobre profissão!

Núcleo dos Médicos Veterinários da Lapa, por

Adriana Ribas Bianchini

Médica Veterinária

Coordenadora do SIM/POA prefeitura municipal da Lapa

Médica veterinária autônoma

Please follow and like us: