Projeto Dorcas, pede sua ajuda

A missão do Projeto Dorcas é atender crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, auxiliando-os em suas necessidades básicas.

Ao longo de sua existência, o Projeto Dorcas tem transformado a vida de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social na Lapa. Iniciado em 2013 por Roseli Pacheco, o projeto acontece na sua residência e todos estes anos já recebeu muitos alunos.

Dorcas vem de uma personagem bíblica do Novo Testamento, que vivia em Jope e era conhecida pela dedicação extremada em favor dos pobres daquela cidade, ao ponto de costurar túnicas e vestidos para viúvas necessitadas.

PROJETO DORCAS

A missão do Projeto Dorcas é atender crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, auxiliando-os em suas necessidades básicas como alimentação e educação e agregando valores cristãos como amor, esperança, paz e justiça.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento humano integral – físico, psicológico e espiritual – através de atividades educacionais, culturais, esportivas a crianças e adolescentes e capacitação profissional a adultos. E despertar na comunidade a responsabilidade social criando um espaço de convivência que proporcione às pessoas as ferramentas que tragam conhecimento e cidadania, além de auxiliar no desenvolvimento pessoal, ética e valores relacionais para agirem na sociedade de forma justa.

Outro aspecto do projeto é desenvolver atividades lúdicas, trabalhos manuais, oferecendo estímulos para desenvolver suas potencialidades e proporcionar sua formação cidadã, assim como oferecer um espaço seguro e contribuir para o fortalecimento da autoestima, deste modo auxiliando os familiares dos alunos em suas necessidades básicas e promovendo mobilizações populares e parcerias com outras entidades para efetivação do programa do projeto.

Com todos esses propósitos, são oferecidas muitas oficinas aos alunos, como aulas de artesanato gerais (tricô, crochê, bordado pintura, costura, biscuit, sucata, decoupage, pedrarias, aulas culinárias), oficinas de leitura, iniciação à agricultura e horta orgânica, recreação e reforço escolar. Nesse momento da pandemia, algumas aulas estão sendo realizadas no sistema online. Como uma forma de incentivo e desafio, as crianças recebem uma pontuação de acordo com sua frequência nas aulas, recebem um bônus que ao final de 3 meses pode ser trocado em um bazar. As trocas podem ser por alimentos, produtos de higiene, material escolar, roupas, calçados e brinquedos que são doados ao projeto.

SOLIDARIEDADE

“Não dê o peixe, ensine a pescar”. A frase popular ensina que devemos mostrar aos mais necessitados como buscar seu próprio sustento, para que ele não continue passando por dificuldades. As oficinas do Projeto Dorcas são uma excelente ferramenta na socialização e recuperação social do público alvo.

Educação e solidariedade são valores que aprendemos e levamos para a vida toda. Na semente plantada por Roseli Pacheco, através do Projeto Dorcas, muitos frutos já se desenvolveram e muitas vidas foram afetadas pelas boas ações dos voluntários ali presentes.

Tempo, amor e muita atenção são os únicos requisitos para trabalhar com o próximo. Todos temos de sobra e podemos destinar um pouquinho do nosso esforço para a construção de um mundo melhor.

DOAÇÕES

O projeto também oferece cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade, para isso contam com a doação da comunidade. Outra forma de ajuda é adquirindo as peças artesanais produzidas pelos alunos. Se quiser conhecer melhor o projeto, basta fazer uma visita a sede, que fica localizado na Rua Conselheiro Alves de Araújo, 463, próximo à Avenida Souza Naves, ou entre em contato com Roseli Pacheco pelo telefone/whats 41 99792-4465.

Venha conhecer esse lindo projeto e faça parte você também. O projeto está também nas redes sociais. Facebook e Instagram Projeto Dorcas Lapa.

Conheça, colabore e participe do Projeto Dorcas. Sua comunidade só tem a ganhar.

Roseli Pacheco, fundadora do Projeto Dorcas na Lapa.
Muitas oficinas são oferecidas aos alunos no projeto
Please follow and like us: