Startup criada na Lapa distribui botões de pânico gratuitamente para vítimas de violência doméstica

O Âmago App é um dispositivo que, em três segundos, pode mudar a vida de uma mulher.

No Brasil, o número de casos de violência contra mulher é assustador. Segundo números do 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, a cada 15 segundos uma mulher sofre algum tipo de agressão e, cada 1 hora e meia, uma mulher morre no país vítima de violência doméstica.

Essa tem sido a realidade das brasileiras nos últimos anos, e de acordo com o Ministério da Mulher, esses casos aumentaram ainda mais. Com a determinação do isolamento social, o número de denúncias de violência doméstica, registrada no 180, aumentou consideravelmente.  

Esta realidade incentiva a criação de projetos como o Âmago, que é um botão de pânico voltado a mulheres que são vítimas de violência doméstica. Sendo um dos únicos projetos do país com o diferencial de ser gratuito, o Âmago garante que em três segundos até cinco pessoas da confiança da vítima serão notificadas sobre o risco que a mulher está correndo. O botão de pânico é conectado por bluetooth ao aplicativo e, quando acionado pela vítima, envia sua localização junto a uma mensagem de alerta para os contatos cadastrados.      

Pensando em não gerar nenhum tipo de risco para a vítima, o aplicativo não emite nenhum som ou luz no momento em que o botão é acionado. Além disso, o app é mascarado para que o agressor não o identifique como uma alternativa de socorro. Pensando na mulher vítima de violência doméstica, para que o agressor não identifique o app como um botão de pânico, são exibidos conteúdos como receitas, decoração, moda, entre outros assuntos que fazem parte do universo feminino. A funcionalidade de configuração do botão de pânico é algo mais “escondido” dentro do aplicativo, até para não ficar muito evidente caso alguém tenha acesso ao celular da vítima.  

Para o projeto acontecer, o Âmago tem parcerias com empresas que se identificam com a causa. O patrocínio que é dado serve para financiar o projeto no envio gratuito dos botões para as mulheres cadastradas na plataforma.

COMO OBTER

Para conseguir o botão, é preciso que a mulher passe por 3 etapas. Na primeira, é preciso acessar o site https://amago.app/ e preencher o formulário de pedido, o que leva menos de 5 minutos para ser feito.

Na segunda etapa cabe aos parceiros financiarem o botão. De acordo com o avanço dos financiamentos, os botões são enviados seguindo a fila de pedidos. Neste momento é preciso apenas aguardar para que o botão de pânico Âmago seja enviado.

E, por fim, a terceira etapa é o momento em que a mulher recebe o botão no endereço informado no pedido. Tendo o Âmago em mãos, é preciso só baixar o aplicativo e seguir o passo a passo. Nessa etapa, tudo já está pronto para a proteção da mulher e inclusive é importante que ela converse com as pessoas que pretende cadastrar no aplicativo antes mesmo de configurá-lo. O Âmago precisa ser mantido em um local seguro, para que a mulher tenha fácil acesso em uma situação de risco. Ele é uma alternativa de segurança que deve ser bem comunicada às pessoas de confiança, até para que todo o processo funcione bem.

SERVIÇO

Acesse o site para saber todas as informações – https://amago.app

Saiba mais também pelo Instagram @amago.app

Discreto e eficiente, o equipamento já tem cerca de 5 mil mulheres cadastradas na lista de pedidos.
O dentista e empreendedor Rodrigo Dal Zotto Querubim é o criador do Âmago
Please follow and like us: