Movimento marcado para o dia 04 de maio pretende atingir 25 milhões de pessoas nas redes sociais.
No próximo dia 04 de maio, terça-feira, o Âmago, aplicativo que auxilia mulheres de todo o Brasil em situação de risco e violência, comemorará um ano de existência com uma mega ação na internet. Embaixadores e influenciadores digitais prometem envolver usuários do Instagram em um movimento chamado EducÂmago, para chamar a atenção sobre a importância do combate à violência contra a mulher.
A ideia é engajar internautas através de postagens que podem ser reproduzidas com a frase “Salve vidas pela internet”, acompanhadas da hashtag #educamago e a menção do perfil @amago.app. As publicações, previstas para acontecer em horários específicos, deverão ser lançadas às 9h30min nos stories e às 17h30min no feed dos envolvidos. Um dos objetivos é chamar os seguidores de todos os participantes para uma live que acontecerá na conta do Âmago, às 19h. De acordo com os organizadores, a expectativa é atingir em torno de 25 milhões de pessoas com a ação.
O Âmago é uma startup paranaense que surgiu em maio de 2020, em plena pandemia, para ajudar mulheres em situação de risco e violência. Trata-se de um botão de pânico portátil que funciona junto a um aplicativo de smartphone. Quando acionado, o botão envia um comando para o app, que emite um alerta imediato para cinco contatos da rede de apoio da mulher, avisando que ela está em risco, e ainda fornece a sua localização em tempo real. Desta forma, as pessoas notificadas podem ir até ela ou informar os órgãos responsáveis. O Âmago é o único dispositivo do país com esta tecnologia em que a mulher não precisa pegar no celular para fazer o pedido de socorro.
A ferramenta é gratuita para as usuárias, basta que elas se cadastrem no site www.amago.app e aguardem na fila de espera. Os botões são financiados através de doações de empresas parceiras ou pessoas engajadas na causa e que apoiam o projeto. Até setembro de 2021, a empresa já está comprometida com o auxílio a mais de mil mulheres através do botão, mas esse número tende a aumentar com novos apoiadores e parcerias.
Os números da violência contra a mulher impressionam no país. A cada dois segundos, uma mulher sofre algum tipo de violência, e a cada sete horas uma mulher é vítima de feminicídio. O Âmago tem a missão de reduzir essas estatísticas. Neste novo ciclo do projeto, com a criação do EducÂmago, empresas parceiras (co-founders) doarão botões, reduzindo a fila de espera que hoje conta com mais de 5 mil mulheres.
Vídeo Institucional: https://www.youtube.com/watch?v=G5mzPVdeFTc&t=14s
www.amago.app / Instagram: @amago.app / ana@amago.app
41 99558-7262 Ana Braga / 41 99766-7584 Letícia Mendes