4 de maio, dia do Star Wars

Foto: Tommy Van K. / Unsplash

Data escolhida reúne fãs no mundo inteiro em convenções da saga

Em 18 de novembro de 1977 chegava Star Wars aos cinemas brasileiros. O filme é um ícone dos efeitos visuais. Dirigido por George Lucas, Star Wars: Uma Nova Esperança desafiou a tecnologia da época e revolucionou a maneira de se fazer filmes, trazendo novas técnicas à edição, composição e montagem. O longa resultou em um sucesso de bilheteria, alcançando U$ 775,8 milhões de dólares e tendo custado U$ 11 milhões, segundo o IMBD.

No documentário Império dos Sonhos: História da Trilogia Star Wars (2004) é possível assistir às dificuldades técnicas e como a criatividade resolveu os problemas do roteiro e as limitações tecnológicas da época. Star Wars é um clássico blockbuster (arrasta quarteirões em tradução livre). Quando foi lançado, filas serpenteavam quarteirões e duravam horas, com pessoas acampando nas calçadas para não perder o lugar.

No entanto, mesmo com 45 anos de existência, a data escolhida para comemoração da obra começou apenas em 2011, no Canadá. A escolha para a data nada mais é do que pela fonética. A frase icônica do filme “May the Force be with you” ( Que a força esteja com você) é parecida com “May the (fourth) be with you” (Que o quatro de maio esteja com você –  em tradução livre).

Mesmo com mais de quatro décadas de existência, a saga agrada a milhões de fãs e tem confirmação para um próximo filme em 2023. Lançado em 2015, Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força arrecadou 2 bilhões de dólares de bilheteria, sendo metade deste valor em apenas 12 dias de estreia. Com isso, tornou-se o terceiro filme a chegar mais rápido na casa do bilhão e ocupa o quarto lugar de maior bilheteria mundial de todos os tempos, ficando atrás apenas de Avatar (2009), Vingadores Ultimato (2019) e Titanic (1997).

Ficção científica e ciência

Star Wars figura entre os filmes mais lembrados de ficção científica, segundo a DarkSide. Muitos cientistas, como Kip Thorne, Nobel em física e consultor de cinema, afirmou em seu livro “The Science of Interstellar” que os filmes foram os maiores responsáveis pela sua entrada na carreira de cientista e que Star Wars está entre eles. Foi por esse motivo também que ele participou tão ativamente na confecção o buraco negro Gargantua que aparece no filme Interstellar.

Gregório Barbosa, roteirista, afirma que Star Wars foi o pontapé inicial para filmes com roteiros que se passam no espaço. “Antes dele, os roteiristas não extrapolavam nas histórias por receio da impossibilidade tecnológica de se realizar as cenas. George Lucas mudou isso com Star Wars, provando que era possível criar bons efeitos usando jogo de câmera e maquetes realistas”.

Para o professor de geologia Sandro Alves, muitos de seus alunos afirmam que começaram a gostar de ciência assistindo aos filmes. Dentre os mais citados, além de Star Wars, estão Jurassic Park e 2001: Uma odisseia no espaço. “Filmes são uma excelente maneira de educar e encantar. Muitas vezes conseguem mostrar que a ciência pode ser tão emocionante quanto a ação”, conclui.

Matéria por Luiz Gabriel Correia Ely

Please follow and like us: