Moradores do Final da Avenida pedem Fossa Comunitária

Vila que cresceu junto com a cidade sofre com falta de saneamento básico e infraestrutura.

Nem tão longe que possa ser ignorado, nem tão perto que incomode o poder público a ponto de resolver os problemas vividos nas regiões da Lapa. Essa é, basicamente, a realidade de moradores do final da avenida Manoel Pedro.

Há tempos sem receber a visita de secretarias ou órgãos públicos para a tomada de providências mais urgentes, alguns moradores estão pedindo socorro à prefeitura para resolver um problema histórico, na área de saneamento básico.

Como não há rede de esgoto no local, muitas famílias recorrem a Fossas Sépticas para fazer o tratamento primário do esgoto doméstico. Embora seja uma alternativa para coletar os dejetos gerados na residência, ela deve ser tida como uma solução paliativa e temporária enquanto a ligação na rede de esgoto do município ainda não está disponível. Ainda que a estrutura seja uma opção melhor do que o descarte do esgoto a céu aberto, a fossa não oferece a qualidade de tratamento que é oferecida por uma Estação de Tratamento de Esgoto.

Segundo os moradores da comunidade, a conhecida Vila dos Metz, desde que o bairro se iniciou há 40 anos, nunca teve rede de esgoto. “Vários pedidos foram protocolados aos órgãos públicos, assinaturas dos moradores colhidas e nada acontece”, relata uma moradora.

UMA BOMBA ATÔMICA

Com todos esses problemas de falta de rede de esgoto e infraestrutura, uma bomba atômica estás prestes a explodir, é o caso de cinco famílias que utilizam uma mesma fossa séptica na rua conhecida como Beco dos Metz. Como apresentado a reportagem da Tribuna Regional, essas famílias e toda a vizinhança utilizam-se de fossas e a qual eles utilizam está prestes a estourar. Entenda o caso contado por uma residente do local. “Aqui no bairro do final da avenida todos usam fossas sépticas em suas residências, alguns usam fossas com mais de uma família e outras usam uma apenas em cada casa. Somos em cinco famílias que utilizam essa fossa, ela passa por um terreno particular cedido para nós. O problema que nessa fossa, os encanamentos estão estourando por grande acumulo de dejetos aos longos dos anos. Sabemos que as fossas são de única responsabilidade particular de cada família, mas não temos o que fazer e pedimos ajuda dos órgãos públicos para que seja sanado esse problema, pedimos uma fossa comunitária ou a restruturação dessa mesma”, explica a moradora.

Segundo os familiares envolvidos na situação, eles já protocolaram vários pedidos para a Câmara Municipal e Prefeitura Municipal, mas até agora nada aconteceu. “Já veio a Sanepar olhar a situação, funcionários da Prefeitura e vereadores da atual gestão, mas um joga o caso para o outro e nada se resolve. Inclusive ficou de ser marcado uma reunião na Câmara Municipal com os moradores, mas estamos esperando. Sabemos de nossos deveres e direitos, só estamos pedindo orientação e ajuda, já que pagamos nossos impostos como todos os cidadãos lapeanos”, comenta indignada a moradora. 

Os moradores aguardam uma solução real, efetiva e concreta.

Please follow and like us: