A cada novo início de ano queremos ser melhores. As promessas de fim de ano devem ser colocadas em prática a partir dos primeiros dias do próximo. É assim que você vai conquistar as realizações que anseia, espera e sonha. É com a mão na massa que o pão vai pro forno. Esperar as coisas caírem do céu e depois chorar sobre oportunidades perdidas é típico de derrotados e incompetentes.
Este início de ano tem sabor diferente, tanto pelo sufoco da pandemia quanto pelas novas administrações municipais. Independente de quem você tenha votado, uma nova administração gera uma certa ansiedade no município e demora alguns meses para iniciar seus trabalhos efetivos. Porém o paralelo entre as novas administrações e as resoluções de ano novo não poderia ser mais claro. Quem promete deve cumprir e quem almeja deve lutar para conquistar. Os novos administradores, tanto prefeitos quanto vereadores, devem unir os seus esforços para fazer valer o bem comum, o atendimento às necessidades municipais, lembrando sempre que se mostraram aos eleitores como soluções viáveis para o crescimento e manutenção dos municípios.
Nós eleitores devemos estar atentos a todos os momentos na política, pois é ela que governa nosso destino. As decisões governamentais podem ser benéficas para a população assim como também podem se mostrar altamente prejudiciais. Taí o ano passado e as decisões equivocadas no combate ao Covid para provar.
Estamos ainda no meio da Pandemia e, portanto, não estamos livres das nossas obrigações como cidadãos. Respeitar às normas impostas é um desses deveres. Prevenção é para você, mas, principalmente, para os outros. Se não fizermos nossa parte, pessoalmente, podemos ser taxados de hipócritas e também seremos inconsequentes, afinal, nosso “descuido”, ou melhor, descaso, pode acabar se transformando em óbito na casa do vizinho.
Assim como nós, individualmente, devemos nos ater ao que é certo, as novas administrações também vem com bagagem eleitoral e apoio popular inicial e esse momento pode ser utilizado para implantar as medidas mais difíceis e necessárias para a organização municipal.
Essa é a hora de pensar em grandes ações.
Feliz 2021.