5.PRIMEIRO… O REINO

Cristo pregou em Mt 6.33: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e tudo isso cairá no vosso seio.” Ou, na versão que nos é, o mais, conhecida: “… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

“Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus, e assim todas essas coisas cairão no seio de vocês.” É Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, quem disse o que acabamos de ler, agraciando ouvintes crentes. E, isto significa que vocês, apesar da cruz e da renúncia, terão comida e bebida, roupas, etc. como dádiva adicional, sem qualquer preocupação da parte de vocês, justamente porque não se preocupam com tudo isso e por que arriscam tudo por amor do Reino de Deus. E essas coisas chegarão a vocês sem que saibam donde provêm, como, aliás, a experiência nô-lo ensina diariamente. Pois Deus ainda tem o suficiente no mundo para poder sustentar também os seus, porque é Ele que alimenta todos os passarinhos e insetos e veste os lírios no campo, como já ouvimos, anteriormente. Sim, porque é Ele, Jesus Cristo, que dá tanto aos malvados patifes e deixa crescer o suficiente também para eles, de modo que o mundo tem que tolerar que comamos e bebamos com eles, embora a contragosto.

Ora, se sabemos e ouvimos o que ouvimos que Cristo disse, se temos a Palavra de Deus e fazemos uso dela, se cada qual faz o que deve fazer, se temos comida e bebida e roupa, que mais podemos desejar? Ganhamos tanto quanto uma autoridade secular ou uma pessoa investida de autoridade na igreja. E isto para saciar o estômago, embora em decorrência de sua posição tivessem que ter algo mais e melhor, o que, porém, não significa que tivessem maior prazer nisso, porque meu pão me alimenta tão bem quanto as ‘ceias reais’, e minha roupa me cobre e esquenta tão bem quanto as roupas ‘douradas e prateadas’ – que muito ‘brilham’ na aparência externa. Pois como seria possível que tivesse que morrer de fome quem serve a Deus em fidelidade e promove Seu Reino, enquanto dá a todo mundo com tanta generosidade? A terra deveria ficar sem pão e o céu não deveria chover mais antes que uma pessoa cristã morra de fome, sim, o próprio Deus deveria ter morrido primeiro. Visto que Ele criou e deu com tanta abundância e, além disso, prometeu com tanta certeza que Ele quer dar o suficiente e mesmo antes de nos preocuparmos e de o percebermos, por que haverias de debater-te com a hostil preocupação e ganância? Ora, a Escritura – especialmente o Saltério – está repleto de afirmações no sentido de que irá alimentar os justos na carestia e que jamais permitiu que um justo mendigasse pão, etc. Veja: Sl 33.19; 37.19,25. E Ele também não se revelará como mentiroso em seu caso, desde que você possa crer, no estado e vocação de cristólogo. Se o mundo hostil a Cristo, ou seja, as pessoas avarentas e gananciosas, em igreja e sociedade, não o fazem, o único e suficiente Remidor encontrará pessoas ou outros meios através dos quais pode dar mais do que hoje se lhe podem tirar.

Por fim, Jesus Cristo não quer que as pessoas, que Lhe ouvem com fé presente, andem ansiosas pelo dia de amanhã. As riquezas materiais, até certo ponto, prometem segurança e sossego para o coração humano. Mas, na realidade, de caso a caso, dependendo da fé e da incredulidade, elas são a causa da ansiedade, desde a mais amena a mais severa. O coração humano, não regenerado, que se apega às riquezas materiais, herda com elas a tara sufocante da ansiedade. Ela adquire tesouros, e os tesouros, por si só, quer se queira quer não, produzem ansiedade. Não é possível assegurar certeza da vida eterna neste mundo via obras nossas. Ademais, as riquezas materiais – que têm seu valor a serviço da diaconia em relação à gente próxima – não garantem vida e nem salvação eternas. Isto só Cristo concede, pela fé.

 

 

 

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com