NÃO ODIARÁS, MAS…

Jesus veio, se apresentou e abrindo a boca disse, com clareza: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” – Mt 5.43-48.

Na Palavra e por meio dEla, no Salmo 2, Davi condena e rejeita todas as pessoas investidas de autoridade e autoridades, intimando-as a que, em arrependimento e fé, reflitam no que Deus diz e se humilhem e se dobrem ao ensinamento de Cristo, que aceitem a repreensão e uma instrução diferente. Do contrário, caso não se arrependerem e nem crerem no Salvador prometido, serão lançados ao inferno – o que não corresponde com a Vontade boa e misericordiosa de Deus. A pessoa justa é justa pela fé no prometido e que nasceu da virgem Maria, razão pela qual não faz acepção de pessoas, mediante ódio, raiva, rancor. Por isso mesmo, nós não devemos acusar e condenar, por nossa própria autoridade e auto incumbência. Mas a palavra de Deus procede desse modo: Ela ‘troveja e relampeja’ e se ‘lança’ com fúria contra ‘enormes montanhas’, de modo que chega a sair fumaça, destroça tudo que é grande, arrogante, brilha na aparência, mas, em verdade, é péssimo diante dEle, é incrédulo, no coração, como diz no Salmo 29.5ss. Por outro lado, é como uma chuva que rega e umedece, planta e fortalece tudo que está fraco e adoecido como pobres plantas murchas. Claro e insofismável, em suma: Deus, o nosso Pai, mediante Jesus Cristo, não quer que ninguém de nós seja, viva, morra e nem ressuscite como uma pessoa viveu determinada pelo ódio.

O Espírito Santo não é um falso mestre, ensinador, pregador. Ele promove e aponta para o Príncipe da Paz. Os falsos mestres, ensinadores, pregadores promovem ódio e discórdia no mundo. A falsa fé se levanta contra o irmão, desde Caim. Por isso mesmo, se alguém não é mestre e pregador/a ao modo e em conformidade com a Palavra, que promove e aponta para Jesus Cristo como o nosso único e suficiente propiciador junto a Deus Pai, que não tem a ordem de anunciar, por incumbência e chamado do Corpo de Cristo, a palavra de Deus, quer levar tudo de roldão, mordendo, praguejando e imprecando a seu redor, esse/a procede mal. No entanto as pessoas que estão comissionadas com ministério da Palavra, providas de coração regenerado, em comunidade nascida e nutrida pelo Espírito Santo, devem e têm que fazê-lo e cometem um erro, caso se omitirem ou não abrirem, corajosamente, a boca de medo, denunciando, sem acepção de pessoas, o que tem que ser e precisa ser denunciado e condenado no sentido de que a impenitência não cresça e domine. Deus não quer que a obra da redenção mediante Seu Unigênito Filho, Jesus Cristo, tenha sido em vão por mim e por ti.

Quem é tirano e vilão, porque age, pública e descaramente contra Deus e Sua Palavra, deve ser notificado, sem rodeios e meneios, ao arrependimento. E se alguém ou quem o faz, por autoridade da Palavra da Verdade, que o faça não por si mesmo, mas em virtude de seu ministério, chamado, vocação, incumbência. No mais, no que diz respeito a minha pessoa, não devo desejar nem dizer nenhum mal a qualquer pessoa da terra, mas, pelo contrário, desejar, de coração, a toda gente no orbe terrestre todo o bem, falar amigavelmente com eles/as e fazer-lhes o bem, como um Cristo para eles/as. E isto porque Jesus Cristo não odeia a ninguém. Ele odeia o pecado. Contudo, ainda assim, a começar pelas autoridades religiosas de Sua época, não silenciam enquanto não O matam na cruz. Verdade é que o mundo é hostil a Cristo.

 

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com