Sl 3 – Ainda que não substitua o texto em si, vamos à introdução, com vistas à interpretação e explicação contextualizada e atualizada, cristologicamente, dos Salmos, que têm em vista o conhecimento e a glória de Deus, em aroma suave, mediante Jesus Cristo. E nEle, na unidade do Espírito Santo, de fé em fé, edificação luteradora das consciências pávidas, exortação de soberbos e empedernidos, e consolo necessário, profícuo, ubérrimo dos corações atribulados.
O Salmo três é um salmo de oração, no qual o exemplo de Davi, em sua grande necessidade e precisão, é salmodiado, para que nós, conscientizados e consolados pelo Espírito, em confiança inspirada, possamos nos valer, existencial e vitaliciamente, de suas palavras, e orar assim como ele mesmo orou em sua cruz incomum. E atentar como ele, não obstante, é ouvido por Deus, o SENHOR. Davi não se põe a praguejar e nem lança imprecações quando foi expulso da residência real por seu filho Absalão. Ele, em sua precisão, via Palavra e fé, clama a Deus, que pode intervir. E tendo a Ele, Deus, o SENHOR, como o seu escudo, Davi, no final do Salmo, louva a Ele, por ser em seu favor e benefício, Ajudador fiel e Preservador de todos que O invocam, via Palavra e fé, em toda e qualquer cruz, necessidade, precisão incomuns.
O Salmo três pertence ao primeiro Mandamento, pois DEUS quer ser, de modo pessoal, o nosso DEUS e ajudar-nos contra os inimigos espirituais. E, ele, o Salmo, está incluído na sétima petição do Pai Nosso, na qual nós suplicamos, em resumo, que Ele, Deus Pai, por causa de Jesus Cristo, mediante a ação do Espírito Santo, como membros do Povo da Fé, nos livre e liberte de todo o mal, sobretudo de satanás, o sedutor do mundo todo, e do diabo, o pai da mentira e homicida, desde o princípio. Deus é Deus, e por mais excruciante que seja ou possa vir ser a tribulação, se Ele é com quem é dEle, ao modo dEle, via Palavra e fé, a confiança inspirada e sustentada por Ele, não obstante a adversidade, esperança o peregrinar. Se Deus não fosse com o salmista, corporeamente, como ele poderia deitar e logo pegar no sono? O sustento corpóreo-presente é que faz toda a diferença em sua vida e fé. Deus, o SENHOR e Ajudador, vem em defesa e socorro de Davi, crente no Cristo. E ele salmodia o que contém no Salmo para que nós, tementes a Deus e de coração piedoso, também, atentando para o vivenciado pelo salmista, não obstante a aparente abscondidade dEle, à luz da razão e inteligência, preguemos e evangelizemos corretamente a Cristo, como nosso culto agradável a Deus Pai, onde quer que estivermos, quer seja a vida doce quer seja ela amarga.
A vida de Davi, o seu corpo, a sua alma, o seu reino, a sua honra, o favor do povo, as esposas, os filhos e a filha estavam em extremo perigo. Portanto, foi uma provação muito difícil, mas ele não se desesperou, antes, via Palavra e fé, na maior angústia confiou em Deus, sem atentar ou relacionar eventuais méritos, dignidades, boas obras suas. Devemos nós também, como membros do Povo da Fé, sem procrastinar, seguir o exemplo dele, nos nossos perigos e nas necessidades. E, sem ser prolixo, já já, verbalizar diante de Deus, o SENHOR, o que nos é de precisão, sem determinar para Ele, tempo, modo, medida, forma de intervenção, em resposta da oração, assim como fez o salmista: que ora crendo / crendo ora. Porque a presença viva, real, verdadeira, favorável de Deus em favor de quem nEle crê, em conformidade com a Palavra, por ação do Espírito Santo, mediante Jesus Cristo, transcende e sobrepuja tudo o que Ele pode fazer e conceder, segundo Lhe apraz. Aliás, convém memorar, descansando no SENHOR, que o presente e todos os demais Salmos devem ser lidos e interpretados, cridos e vividos com fé cristológica. Pois o saltério todo salmodia que entre o povo de Deus nada deve ser crido, ensinado, confesso, pregado exceto aquilo que, com toda certeza, é a Palavra de Deus: lei e Evangelho. E que não tem e nem nunca terá alma apaziguada, nem de dia e nem de noite, quem tenta se autojustificar, ou, na apertura e tentação, alega méritos, dignidades, boas obras. Deus sempre age em nosso favor por causa de Sua graça mediante a fé em Jesus Cristo.