Porque os bons merecem reconhecimento?

Fazer sua parte na sociedade nada mais é do que uma obrigação principalmente moral, mas também educacional e consciente. Ajudar a um próximo que esteja com problemas, colaborar com os mais diversos movimentos e entidades que buscam oferecer um pequeno conforto aos que mais necessitam e assim por diante.

Conversando em casa sobre o assunto, falei que não achava necessário que uma pessoa boa recebesse prêmios ou reconhecimento simplesmente por fazer o que faz. O exemplo citado veio de um podcast onde o entrevistado falou que Madre Tereza de Calcutá sempre ajudou a todos sem pensar em reconhecimento, o fazia pelo simples fato de que estava arraigado na sua consciência.

Ao comentar esse assunto, minha esposa afirmou que sim, estas pessoas que contribuem a mais para a sociedade merecem o reconhecimento e destaque, afinal de contas são uma parcela mínima da sociedade que ‘faz o bem sem olhar a quem’.

Isso me trouxe a pensar na época eleitoral, onde surgem inúmeros novos líderes comunitários, que buscam ajudar a todo mundo e se colocam à disposição para fazer um tudo pelos outros. Aí quando não vencem o pleito eleitoral o trabalho simplesmente desaparece, os líderes não querem mais saber da comunidade e ainda levam em seus corações o rancor da falta de reconhecimento na hora do voto.

Reconhecer quem trabalha é muito importante, acabei concordando com meus familiares, porém é muito tênue a linha que liga um trabalho comunitário à busca por votos. Existem pessoas que fazem o bem a vida toda e num determinado momento decidem que a política é o caminho para fazer mais. O que acontece: Muita gente desmerece o trabalho sincero realizando anteriormente em detrimento de sua candidatura. É triste, mas é real.

Temos que separar o joio do trigo. Conhecer as pessoas que sempre dedicam seu tempo a fazer um pouco mais pelos outros e sabe que estes indivíduos são pessoas especiais, diferente daqueles que só fazem o bem nas proximidades de uma eleição.

Prá finalizar, mais importante do que tudo isso é ensinar nossos filhos desde pequenos que podemos fazer mais pela comunidade do que simplesmente sentar a bunda no sofá e reclamar nas redes sociais.

Provérbios 22:6 já traz um ensinamento muito importante: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Palavras sábias e divinas. Nada mais que a verdade.

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com