A lista de amigos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Ouvindo o programa A Tarde é Nossa, da Rádio Legendária, de repente eu parei com meus afazeres para escutar a música A Lista, de Osvaldo Montenegro:

“Faça uma lista de grandes amigos

Quem você mais via há dez anos atrás

Quantos você ainda vê todo dia

Quantos você já não encontra mais… “

Evidentemente que você Aramis está na minha lista de grandes amigos.

Cada um de nós tem sua própria lista arquivada no fundo do coração e o mais importante, Aramis, é que você nunca sairá da minha lista.

Hoje você não está mais presente fisicamente, mas é assim que eu vou te tratar, pois você vai continuar fazendo parte de nossa história e eu ainda não aprendi a pensar em você no pretérito.

A lembrança do seu sorriso, sempre com a cuia de chimarrão nas mãos, seus olhos brilhavam quando o assunto era o Movimento de Irmãos. Movimento este que você e sua esposa Suzana presidiram por muito tempo aqui na Paróquia de Santo Antonio.

Eu e Marisa, minha esposa, tivemos o privilégio de ser seus vizinhos por vinte e cinco anos. Vimos seus filhos crescerem e vocês viram os nossos filhos nascerem e crescerem.

Vocês nos recepcionaram quando fizemos o encontro do Movimento de Irmãos, em 1983, e foi com essa presença marcante e perseverante, e com a graça de Deus, tivemos a felicidade de ter pessoas iguais a você, Aramis e Suzana, sempre presentes em nossas vidas.

Quanta labuta em prol do Movimento de Irmãos. Eram reuniões e encontros em Curitiba, naquelas noites chuvosas, mas a Paróquia de Santo Antonio estava sempre bem representada.

Quanto trabalho pastoral, quantas divulgações foram feitas em favor do Movimento de Irmãos na Tribuna Regional sem nunca cobrar um vintém. Também quantas festas e quantas serenatas nas casas dos encontristas fizemos juntos.

Aramis, com toda a certeza, você a muito tempo já estava fazendo parte da principal lista, aquela em que todo cristão gostaria de figurar. Foi com esse objetivo que você ficou 63 anos aqui do nosso lado, pensando mais nas outras pessoas do que em si próprio. O teu legado ficará para sempre em todas as listas do bem.

Obrigado Aramis, por você fazer parte de nossas vidas, nossa história e de nossa lista.

Francisco Górdia, pelo Movimento de Irmãos

Please follow and like us: