Moradores fazem campanha para reconstruir Capela

O fogo queimou toda a sacristia e também outras partes da nave da capela, incluindo objetos litúrgicos.

O fogo que atingiu a Capela de São Carlos Borromeo foi supostamente causado por vandalismo.

Na semana passada um ato, supostamente de vandalismo, destruiu parcialmente a capela de Colônia São Carlos, no município da Lapa. O local é rico em história, foi a primeira construção de alvenaria da localidade, feita quando os imigrantes italianos chegaram, em 1889.

Atualmente, a capela estava passando por reformas, acabado de receber reparos na fachada e nos forros. Para esta semana estava programado o início da pintura interna da igreja.

Mas, os planos mudaram depois do incêndio ocorrido no dia 6 de julho. Diante dos tristes fatos, uma campanha lançada nas redes sociais quer arrecadar recursos para a reconstrução da Capela de São Carlos Borromeo. Na manhã de sexta-feira, um incêndio destruiu parcialmente a estrutura da centenária capela, que é réplica de uma igreja de Treviso, na Itália. O fogo queimou toda a sacristia e também outras partes da nave da capela, incluindo objetos litúrgicos. O Corpo de Bombeiros da Lapa foi acionado e conseguiu evitar que todo o local fosse incendiado.

Só que, mesmo conseguindo evitar uma tragédia maior, é necessário um valor considerável para dar início ao restauro. “Não temos condições de reconstruir a capela sozinhos. Temos que trazer um arquiteto da Cúria Diocesana de Curitiba para fazer um projeto de reconstrução, para que seja mantida a sua originalidade”, explica o padre João Batista de Oliveira, pároco da Igreja Imaculada Conceição de Mariental – à qual pertence a capela de São Carlos Borromeu. “Por isso lançamos a campanha com o objetivo de arrecadar doações”, disse.

Segundo o padre, toda a comunidade se engajou na campanha. Ele conta que os moradores começaram a perguntar como poderiam ajudar e, em seguida, usaram grupos de Facebook e WhatsApp para divulgar a conta da igreja usada para recolher as doações. E a solidariedade começou a inspirar. A Paróquia de Santo Antônio da Lapa, por exemplo, anunciou que destinará todas as ofertas das dez Novenas de Perpétuo Socorro de quarta-feira, 11 de julho, para ajudar na reconstrução. Além disso, alguns moradores ajudaram com mão de obra, fazendo mutirão de limpeza para remover os destroços da parte atingida pelo fogo.

O prejuízo com o incêndio ainda não foi levantado e a própria paróquia deve calcular o quanto foi perdido e o quanto será necessário para recuperar a construção. Mas para o padre João, a perda emocional foi bastante sentida, já que todo o domingo havia celebração no espaço. “Nos causou tristeza e comoção dentro da comunidade, mas seguiremos com a nossa programação”, lamenta o padre. Por causa do incêndio, esses encontros vão acontecer no salão comunitário, que fica ao lado da igreja.

ATO EM DESAGRAVO

Segundo a fé católica, em caso de violação do sacrário, é necessária a realização de um Ato em Desagravo para reparar o ato profano em desrespeito ao Santíssimo Sacramento.

Para esta celebração, esteve na Lapa na tarde de sábado, 7 de julho, o Bispo Diocesano Dom Celso Antônio Marchiori acompanhado do Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Mariental, Padre João Batista.

Na oportunidade Dom Celso classificou o ato como um atentado não apenas a Capela, mas a toda comunidade católica. “Os paroquianos precisam e devem ter forças suficientes para não se deixar abalar com essa barbaridade”, disse.

Acompanhado de sua esposa Ivana, o Prefeito Paulo Furiati esteve presente na comunidade e conferiu os estragos causados pelas chamas. O momento ecumênico foi realizado a luz de velas devido ao sistema elétrico do imóvel também ter sido destruído. Ainda abalados, os moradores lotaram as dependências da capela demonstrando que a fé e a devoção não foram abaladas.

O INCÊNDIO

A investigação inicial da Polícia Civil da Lapa sobre as causas do incêndio aponta para vandalismo, mas não há detalhes sobre o caso. No entanto, padre João revela que, após o levantamento da comunidade, foram furtados o cálice de vinho e a uma tampa do ambão. Os objetos estavam dentro do sacrário que foi violado. “É triste pensar que alguém faria uma coisa dessas sem estar motivada por algum tipo de sentimento ruim. Infelizmente, é o que está indicando”, diz.

COMO COLABORAR

Campanha para a reconstrução da Capela São Carlos Borromeu – Lapa/PR:

Banco: Sicredi – Agência 748 – Conta 307432 – Favorecido: Mitra das Diocese de São José dos Pinhais – CNPJ: 08782380/0001-75.

Quem preferir pode fazer a doação na Secretaria Paroquial, localizada na Praça General Carneiro ou entrar em contato com a Paróquia de Mariental, pelo telefone 3639-1145.

Mesmo conseguindo evitar uma tragédia maior, será necessário um valor considerável para dar início ao restauro.
Please follow and like us: