Delícias dos Alves

Quando o final de semana se aproxima, a mesa pode ficar mais apetitosa com as delícias produzidas na Lapa.

Todas as sextas-feiras uma Kombi branca circula pelas ruas da cidade e muitos lapeanos ficam à espera de sua chegada. Não é preciso panfletagem, nem megafone. O que faz o sucesso deste veículo são as delícias que vem dentro dele: pães de diversos tipos, alfajores, doces, coxinhas de frango e de aipim, sonho, bomba, pierogui e a Fanta caseira, entre outras delícias. Os produtos são feitos pela Associação de Moradores e Produtores Rurais dos Alves, chamada de AgroAlves.

Tudo começou há oito anos, quando a comunidade dos Alves se reuniu para formar uma associação com o objetivo de buscar recursos e benefícios para os moradores de sua região, já que a agricultura familiar ficava a cada dia mais difícil.

Foram anos de muita luta, muita tristeza, mas também muita conquista. Hoje a AgroAlves conta com 23 associados, sendo que destes, sete famílias trabalham na cozinha comunitária onde são feitos os produtos. O lucro das vendas é dividido entre todas as famílias da associação.

Entre as conquistas da entidade, a principal é o reconhecimento da qualidade de seus produtos pelos consumidores. Mas, materialmente, os associados conquistaram também a sede própria, além de um veículo Kadett e a famosa Kombi branca, que leva os produtos até o consumidor nas sextas-feiras.

Através de recursos liberados por meio da Prefeitura Municipal da Lapa e do Deputado Federal Reinhold Sthefanes (PMDB-PR), conquistaram uma patrulha rural. E por conta do projeto “Produza”, da Secretaria do Trabalho, e do apoio da Prefeitura Municipal da Lapa receberam recursos para adquirir fornos e equipamentos para o trabalho.

A AgroAlves ainda necessita de outros recursos, mas isso não faz com que percam a esperança, tanto que estão aguardando uma grande ajuda do Provopar-PR.

As conquistas da associação se devem, em parte, à busca de apoio por parte da comunidade junto a Emater e ao Sindicato Rural, responsáveis por levar diversos cursos para auxiliar no desenvolvimento do trabalho. Mas o que diferenciou a AgroAlves foi a união do grupo de associados, que planejam muito bem suas ações: todo mês realizam uma reunião para tomar as próximas decisões.

Uma das atitudes tomadas pelos associados é a de reduzir custos, procurando aproveitar todos os produtos da estação. Com isso, o consumidor também ganha, pois recebe produtos de qualidade e com preço acessível.

Os associados da AgroAlves souberam ampliar seus ganhos por meio da união. Receberam diversos benefícios e não desperdiçaram a oportunidade. Esta atitude acaba se refletindo em seus filhos, que se mantém na comunidade.

São iniciativas como a desta comunidade que fazem a diferença e mostram que, mesmo com as dificuldades, é possível se desenvolver.

Serviço

A AgroAlves aceita encomendas, que podem ser feitas pelo telefone 9921-2548, com Rosa.

Please follow and like us: