A Tribuna Regional continua, nesta edição, a tratar do tema Posse Responsável. Por se tratar de assunto bastante extenso e gerador de polêmica, o intuito é trazer mais informações a cada edição, mostrando o que gera o abandono de animais e quais os caminhos possíveis para amenizar os problemas.
A causa da superpopulação animal, o abandono e maus tratos, tem início na visão de que o animal é uma “coisa”. E, como “coisa” poderia ser descartada no momento em que já não serve ou não agrada mais.
No entanto, essa irresponsabilidade gera problemas. Hoje podemos ver a cidade da Lapa repleta de cães pelas ruas. Muitos abandonados, outros apenas soltos, com donos, mas sem serem devidamente cuidados.
Grande parte da população deseja uma solução para o problema. Mas é preciso que atitudes concretas sejam tomadas tanto pelo poder público, quanto pela própria população.
A população poderia começar a agir antes de adotar ou comprar um animal. Ter um animal significa assumir um compromisso. Muitos não estão preparados para isso, financeiramente e psicologicamente. Antes de ter um animal é necessário que se reflita sobre alguns pontos fundamentais. Haverá meios de cuidar dele como precisa? Haverá recursos financeiros para alimentá-lo e dar-lhe tratamento médico? Haverá tempo para se dedicar, brincar, passear, enfim, tratá-lo com amor e atenção?
Se a resposta for “não”, não tenha animal algum. Porque eles precisam de tantos cuidados quanto uma criança necessitaria. Mas se a resposta for sim, ainda assim é preciso saber os compromissos que terá que assumir.