Nostalgia – Dia dos Avós

Há momentos em que se faz necessário parar por um instante e valorizar a nostalgia.

Os fios brancos há tempos estão por lá, mas muitos tentam disfarçar se tornando adeptos de diversas tinturas para cabelos. As rugas surgem, em alguns em maior quantidade, em outros com mais discrição, mostrando que ali se encontra a experiência da vida.

Há os que sentem mais o “peso” da idade: as dificuldades para ler, se locomover ou falar impedem, de certa forma, que demonstrem todo o seu conhecimento de vida.

Podem ser mais moderninhos, utilizando todas as tecnologias, ou daqueles que preferem o mundo às antigas. Mas, na essência, os avós, em todas as famílias, representam o aconchego, o carinho e a união.

O seu papel na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

As avós são também chamadas de “segunda mãe”, e os avôs, de “segundo pai”, e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

Você conhece as canções de ninar que acalentaram e embalaram seus pais? Quem ainda tem os avós ao lado pode pedir que cantem as cantigas. Mas, se o desejo não puder ser realizado, por conta da ausência, a lembrança e a prece farão com que Deus acolha seu recado e sua saudade.

Neste dia 26 de julho é comemorado o dia dos amigos maduros, cheios de escuta e compreensão: os avôs. Muitos ainda tem os avós por perto e, até mesmo, os bisavôs presentes. De sangue ou de coração, estes representantes da experiência merecem comemorar o dia com a família reunida.

Para quem não tem mais a presença dessas ilustres figuras, fica a sugestão de adotar um “amigo maduro”. Pode ser avô de amigo ou aqueles senhores e senhoras que estão há tempos esperando alguém no asilo, para um bate papo, um carinho e atenção.

Na Lapa, há dois locais que ficam em festa quando há visitas: o Lar de Idosos São Vicente de Paulo (Vicentinos), fone 3622-3362, e Lar e Educandário São Vicente de Paulo, fone 3622-1246.

A data é propícia para valorizar os avós e a todos os que, mesmo sem ter netos, gostariam de demonstrar seu carinho e transmitir sua experiência a alguém. De que vale toda a experiência de vida, se não há alguém ao lado para transmitir?

Ser avó

Ser avó é sentir felicidade

É conhecer um amor doce, profundo,

É viver de carinho e ansiedade,

É resumir nos netos o seu mundo!

Ser avó é voltar a ser criança,

É fazer tudo pelo neto amado…

É povoar a vida de esperança,

É reviver todinho o seu passado.

Ser mãe é dar o coração, eu creio,

Mas ser avó… Que sonho abençoado!!!

É viver de ilusão, num doce enleio,

É viver no neto o amor ao filho amado!

(Autor desconhecido)

Please follow and like us: