A importância da amamentação

A necessidade da volta ao trabalho faz com que as mães amamentem seus filhos por menor tempo do que o recomendado.

 

 

 

Na próxima semana, dos dias 1 a 7 de agosto, comemora-se a Semana Mundial da Amamentação. Na Lapa, a Maternidade Municipal Humberto Carrano é considerada referência no assunto e, em 2003, recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, por ter cumprido todos os dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

 

Na Maternidade Humberto Carrano, na Lapa, a equipe está treinada e preparada para orientar as mamães sobre o assunto. Dicas de como cuidar das mamas, de como auxiliar o bebê a “pegar” o seio e informações sobre a importância da aproximação entre mãe e bebê, são alguns dos assuntos abordados.

 

Algumas das vantagens da amamentação para a mãe é a ajuda no retorno ao tamanho normal do útero depois do parto, perca mais rápida do peso ganho na gestação e prevenção do risco de ter diabetes, câncer de mama e ovário.

 

Para o bebê, as vantagens também são grandes: sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face, ajudando a criança a ter dentes saudáveis, a desenvolver a fala e a ter boa respiração. Além de ser um alimento completo para o desenvolvimento da criança.

 

Mesmo o leite materno sendo gratuito, amamentar tem um certo custo. Isso porque exige paciência: muitas vezes os seios doem, ficam com rachaduras e a criança custa a se adaptar. Mas a solução para isso envolve carinho, amor e, mais uma vez, paciência.

 

Um incômodo comum são as rachaduras no bico dos seios. Para isso, uma dica é utilizar o próprio leite como hidratante. E, sobre as dificuldades na amamentação, a diretora administrativa da Maternidade, Suzana Kossoski, conta que a Pastoral da Criança tem papel importante no apoio e conscientização da mãe sobre o aleitamento após a sua alta hospitalar. Muitas vezes a mãe acaba deixando de amamentar por conta das dificuldades enfrentadas pela rotina de trabalho ou pelas dificuldades apresentadas pelo bebê.

 

 

 

A volta ao trabalho

 

Muitas vezes a mãe precisa voltar ao trabalho antes de o bebê completar seis meses de vida. Apesar da licença-maternidade contemplar quatro meses de afastamento, as mamães tem direito legal de fazer duas pausas de meia hora cada uma para amamentar seu filho. Ou então, sair uma hora mais cedo do trabalho. Já os pais tem direito à licença-paternidade de cinco dias a partir do nascimento da criança.

 

Mas, a volta ao trabalho não precisa ser um empecilho para deixar de oferecer o leite materno à criança. Durante as horas de trabalho ou em casa a mãe pode ordenhar (retirar) seu leite e guardá-lo em frasco limpo, fervido, numa geladeira, por até 24 horas, ou no congelador ou freezer, por até quinze dias. Esse leite pode ser oferecido para a criança quando a mãe estiver fora de casa, com um copinho. Mas, antes de oferecer o alimento ao bebê, é preciso aquecer o leite em banho-maria.

 

Mais informações sobre o aleitamento materno podem ser obtidas na Maternidade Municipal Humberto Carrano, telefone 3622-1377.

 

 

 

No Seio Materno

 

A mamãe Jéssika Marinho Pasko, 20 anos, deu à luz à Anne Heloise Marinho Soares no último dia 27 de julho e já sabe da importância da amamentação para o bebê.

 

Anne é sua primeira filha e Jéssika pretende alimentá-la enquanto tiver leite. A mamãe de Anne precisará voltar ao trabalho após a licença-maternidade, mas quer dar o próprio leite, na mamadeira, para o bebê.

 

Segundo Jéssika, o incentivo à amamentação feito pela Maternidade Humberto Carrano é bastante importante. Ela já havia sido orientada pelo seu médico, e a pequena Anne aceitou o seio materno mais rapidamente por causa das orientações da equipe da maternidade.

 

 

Please follow and like us: