Encontro Regional de Agroecologia é realizado na Lapa

Na última sexta-feira, dia 31 de julho, aproximadamente 250 pessoas se reuniram no Cine Teatro Imperial, na Lapa, para participar do Encontro Regional de Produtores e Consumidores de Produtos Orgânicos. Participaram do evento representantes de mais de dez municípios da região metropolitana sul. A programação contou com duas palestras, com temas abordando os princípios e conceitos da agroecologia, ministrado por José Xavier de Carvalho, e os riscos ocultos nos nossos pratos, tema explanado pelo sanitarista Alfredo Benatto.

 

Além das palestras, os participantes participaram do painel que abordou a comercialização e o mercado de produtos orgânicos. No almoço e no café servido, quem esteve presente pode apreciar receitas feitas com produtos produzidos na Lapa, de forma orgânica. Torta e docinho miúdo de aipim e bolo de laranja eram algumas das opções no lanche do encontro, o que demonstrou a quem prestigiou o evento que é possível criar receitas diferenciadas e utilizar este tipo de produto também nas merendas escolares, trazendo alimentação mais saudável para a população.

 

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria GFK (divulgada no site www.e-campo.com.br) os orgânicos já atingem 9% da população brasileira, cerca de 18 milhões de pessoas, e geram uma média de R$1,585 bilhão no faturamento dos mercados. Esse número só não é maior porque muitas pessoas ainda acreditam que esses produtos são apenas alimentos vegetarianos ou in natura. Mal sabem que carnes, leites e seus derivados também podem ser produzidos em ambiente orgânico, onde não há a injeção de hormônios, apenas medicamentos comuns, e a criação é feita em pastos. Além disso, nos plantios é priorizado o equilíbrio do ecossistema, sem o uso de agrotóxicos e com o manejo equilibrado do solo e dos recursos naturais, alternando e variando os vegetais cultivados. No sistema orgânico os princípios de desenvolvimento sustentável devem ser prezados.

 

Todas essas vantagens foram explicadas no encontro. Informações muito relevantes, pois de acordo com a agrônoma da Emater, Leila Klenk, a maior parte dos participantes eram agricultores que não trabalham com orgânicos. Uma ótima oportunidade, então, para adotarem o sistema da produção orgânica.

 

Riscos em nossos pratos

 

A palestra ministrada pelo sanitarista Alfredo Benatto, abordando os riscos de utilização de agrotóxicos tanto para a saúde do consumidor como para o agricultor, mostrou de forma abrangente, os perigos para o homem e para a natureza do uso de venenos no campo. Segundo Alfredo, ninguém vai à raiz do problema e informa os riscos que a sociedade está correndo: seja por consumir ou produzir com agrotóxicos, por conta dos danos à saúde, seja por não haver cuidado com o meio ambiente, por conta da falta de cuidado no descarte de embalagens.

 

De acordo com a ANVISA, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos: responde pelo uso de 86% dos produtos em toda a América Latina. Isso gera conseqüências, uma delas é o aumento de casos de câncer de mama na população.

 

Estes e outros problemas advindos do uso dos agrotóxicos foram abordados na palestra, que mostrou que é possível e precisa se tornar cada vez maior a produção de orgânicos. Não só para a saúde do consumidor e pelo meio ambiente, mas também como incentivo ao agricultor a se manter no campo.

 

Realização

 

O evento foi realizado pela Emater, pelas prefeituras municipais de Lapa, Campo Largo, Quitandinha, Rio Negro, Mandirituba, Balsa Nova, Campo do Tenente e Agudos do Sul, e Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Fetaep – Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Lapa, Alacovec e Grupos de Agricultores Orgânicos, e Assentamento Contestado.

Please follow and like us: