Lapa será primeiro município do Paraná a implantar o Programa Ouro Verde – Madeira de Lei

Na semana passada, o Secretário Especial do Estado, Nivaldo Krüger, esteve na cidade para apresentar o Programa Ouro Verde – Madeira de Lei. A proposta foi mostrada na reunião quinzenal do governo municipal, realizada na quarta-feira, dia 09. O objetivo é o desenvolvimento do setor florestal de forma adequada, ou seja, ampliar a base florestal produtiva madeireira do Paraná sob o amparo da sustentabilidade e em propriedades rurais da agricultura familiar.

A Lapa será o primeiro município do Paraná a ter este programa e quem vai fazer a intermediação do trabalho com a Secretaria Especial, captar e formar os grupos de interessados é a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Por meio do projeto será oferecido crédito subsidiado para aquisição de mudas, adubo, formicidas e mão de obra suficiente para o plantio de até 10 hectares de floresta por produtor rural. Os recursos serão liberados através do Sicredi. Poderão participar propriedades rurais de até 50 hectares. Será liberado até R$ 2 mil por hectare. A carência para pagamento é de oito anos. O objetivo é financiar o pequeno agricultor, para que ele realize o cultivo de árvores paralelamente às atividades que desenvolve.

Segundo Krüger, o Estado investirá R$ 800 milhões no programa, voltado a 125 municípios. “Precisamos recompor o sistema florestal do Paraná. Se continuarmos sem uma providência rápida, em pouco tempo teremos um colapso e 80% da indústria no Estado será paralisada”, alerta o secretário. Conforme dados do programa, as indústrias do Estado consomem anualmente 15 milhões de metros cúbicos de madeira. O setor emprega hoje 360 mil pessoas e possui 580 serrarias, 1.200 indústrias de móveis e 12 indústrias de papel. O déficit anual é de 50 mil hectares de madeira.

Please follow and like us: