Aqueles amigos que estavam perto da gente, na escola, no trabalho, nos jogos, nos clubes, nas danças e bailes, de repente cada um achou seu rumo e poucos ficaram em nosso convívio.
Dizem que isso é a vida, mas que vida é essa em que irmão rouba e mata irmão, criança passa fome e dá seu corpo em troca de vícios sexuais, não se tem mais segurança em casa e na rua, na escola os próprios alunos escolhem um professor ou uma criança para fazerem chantagem com eles.
Estou aí, sem fazer nada, de perna pro ar, azucrinando a família, com meus pensamentos tirados da televisão que é mais fácil de assistir do que ler algum jornal ou revista.
A Lei Antifumo está bombando por aí conforme noticiário televisivos mas dizem que o presidente Lula não vai sancionar. Já pensaram o tanto de impostos que o governo federal irá deixar de arrecadar com a aplicação dessa lei?
Ops… Você já percebeu que hoje é um belo dia, meu?
Então me fale, como está seu humor hoje?
Por que eu quero saber do seu humor? Por que ele é um dos fatores mais importantes no nosso relacionamento pessoal e profissional. Tem pessoas que acordam bem humoradas sempre, não importa o tamanho do abacaxi que tem que descascar no dia, elas não se deixam abalar de maneira alguma.
Já outros, são muito instáveis, num dia estão acima das nuvens, no outro estão lá em baixo. Algumas vezes muito bem humorados, perdem o humor com facilidade e ficam bem azedas.
O que tem isso de importante para nosso dia a dia?
Imagina se você é uma pessoa bem humorada, e tem que passar a maior parte do tempo com outra pessoa mal humorada, você tem grande chance de se contaminar.
Alias este é o estado mais contagioso que existe nas relações entre pessoas. A transferência de mau humor.
Isso tem tratamento? Acredito que tenha. Mas tem que ser algo que parte de dentro da própria pessoa. Primeiramente é conscientizar-se do problema e buscar meios de melhorar o estado de humor e também não permitir o contágio.
E por que falar de bom humor e mau humor nesse Bate papo informal? Por que ele com certeza vai ajudar muito na obtenção dos resultados que desejamos, principalmente quando dependemos de outras pessoas.
Se você ocupa um cargo de chefia ou mando e chegar a um subordinado para lhe atribuir uma tarefa e o fizer de forma bem humorada, você já deu um grande passo na obtenção do resultado desejado.
Se você for o subordinado e receber o chefe com bom humor, imagine como será muito mais fácil o relacionamento.
Conta uma lenda chinesa que um homem idoso teve um filho. Contente com o fato, deu-lhe o nome de IDADE. No ano seguinte, teve outro filho, ao qual chamou de CONHECIMENTO, por julgá-lo inteligente. No outro ano, sua mulher apareceu grávida de novo.
“Três filhos na minha idade”, pensou o velho, “isso já está ficando engraçado. Vou chamar este de HUMOR”. E se pôs a criá-los, ensinando-lhes desde cedo o valor do trabalho.
Um dia, mandou os três filhos á floresta trazer lenha. À noite perguntou:
– Quem trouxe a maior provisão?
Sua mulher respondeu:
– IDADE trouxe um punhado. CONHECIMENTO não trouxe quase nada. HUMOR trouxe uma pilha enorme.
Por isso quero lhe propor amigos: experimente só hoje, fazer tudo que for possível para levantar seu humor lá em cima.
Como conseguir isso? Leia algo engraçado, pense em situações que façam seu estado mudar, ouça músicas bem animadas que elevam seu astral. Você vai sentir o resultado.
Pense nisso… HOJE!
-o-o-o-o-
Pensamento:
Errar é humano, mas quando a borracha se gasta mais do que o lápis, você está positivamente exagerando. (J. Jenkis)
Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida
Fale comigo:
sigmarsabin@bomdiahoje.com.br