O que esperar de 2010?

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

A Tribuna Regional fez uma enquete com alguns políticos, funcionários públicos e representantes da comunidade sobre as expectativas para o próximo ano.

O que esperar? Todos desejam melhorias no município, na vida particular, em seu trabalho.

A pergunta feita

Qual a sua expectativa para o ano de 2010, no âmbito político, empresarial e no que tange à sua comunidade?

E você, o que espera de 2010? Envie sua expectativa para Tribuna!

Confira as respostas!

Para o ano de 2010 estimamos colocar em prática mais e mais projetos visando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos da Lapa. Precisamos levar em conta que será um ano político e é de suma importância para o bom andamento dos projetos municipais e também para angariarmos mais recursos para a cidade, termos boas escolhas no legislativo, no governo estadual e senado.

No âmbito cultural, além de focarmos as datas comemorativas, estamos com vários projetos em via de implantação, tais como: Plano Diretor do Patrimônio Histórico, PAC das Cidades Históricas, Largo Francisco Cunha Pereira Filho, Festivais e Museu de Artes, entre outros.

E temos que também criarmos projetos que visem a responsabilidade social, além de projetos em prol da terceira idade e para crianças e adolescentes. Estamos vendo a possibilidade de implantarmos, com algumas parcerias, “Casas de Apoio” às mulheres.”

Valéria Borges da Silveira, Secretária de Cultura da Lapa.

A expectativa com relação à esfera política, espero que tenhamos um trânsito eleitoral tranquilo, a esperança maior é que nossos eleitores tenham amadurecido o suficiente para a escolha dos futuros governantes.

Nós já estamos cansados de mensalões do PT, mensalões do DEM, e outros tantos que não são mostrados porque não há interesse nisso.

Pois bem, se esses episódios todos serviram ao menos para que nossos eleitores tenham mais consciência na hora do voto já é um ganho.

Então a maior expectativa realmente, na esfera política, é uma melhor escolha dos próximos governantes.

Do ponto de vista empresarial a expectativa é boa, pois toda vez que saímos de uma crise a tendência é de incremento na produção e economia de modo geral. O mundo está emergindo da crise, desta maneira é pertinente imaginar um ano de crescimento na economia global. Consequentemente o Brasil, que não estava tão ruim quanto o resto do mundo, deverá se aproveitar deste empuxo e melhorar a sua posição. Esperamos que o mesmo ocorra com a Lapa.

Para nós lapeanos o raciocínio é o mesmo. Não podemos desperdiçar a oportunidade e escolher bem nossos governantes, assim como não podemos perder essa tendência de crescimento econômico.

Vale ainda ressaltar que no ano que passou a agricultura sofreu muito, o que está trazendo reflexos até agora para nosso comércio, isso em função do nosso município ser essencialmente agrícola. A tendência da agricultura para a próxima safra é de uma recuperação com relação à produção, devido à influência direta do clima que esse ano está favorecendo a agricultura, além de uma diminuição considerável nos custos de produção desta safra. Na contrapartida fica, porém, a diminuição dos preços dos produtos agrícolas de modo geral.

Assim mesmo esperamos uma recuperação na agricultura, o que deverá refletir positivamente no nosso comércio durante o próximo ano.”

João Vidal Baggio Neto, Presidente da AssociaçãoComercial e Industrial da Lapa (ACIAL).

Expectativa no âmbito político: O ano de 2010 será o ano de eleições tanto para Presidente, Governadores, Deputados e Senadores. Será um ano de grande mobilização política e, naturalmente, um ano crucial para os destinos do País e do Estado. No âmbito administrativo, por ser um ano eleitoral, todas as obras terão que ser iniciadas ainda em janeiro, caso haja interesse em inaugurá-las, pois o prazo é até junho. Âmbito Empresarial: Sob o ponto de vista nacional, a crise parece estar se afastando e espera-se uma recuperação definitiva na economia. No âmbito municipal, a expectativa é que dentro do cronograma de investimentos da Marfrig, comecem obras que ampliarão de forma extraordinária suas ações no município. Além disso, de concreto está a instalação do supermercado WallMart e a sede regional da Sanepar, que muda de União da Vitória para a Lapa. Está em estudos ainda a instalação de um frigorífico de suínos e a criação do mercado municipal.

Âmbito da Comunidade Lapeana: A Lapa está crescendo de forma rápida. Os investimentos anunciados estão todos em andamento e alguns já em licitação.

– 277 Casas Populares – Licitação em 18 Dezembro;

– 92 em construção;

– Clínica da Criança e da Mulher;

– Escola de Mariental;

– Centro da Juventude;

– 10 km de pavimento e recape asfáltico;

– Construção da sede do INSS;

– Início das Atividades no Parque do Monge.

O ano de 2010 será o ano mais importante da história em inaugurações de obras públicas.”

Paulo Furiati, Prefeito da Lapa.

Minha expectativa é de um ano maravilhoso para a vida do povo contendense. Teremos mais um ano de muito trabalho, concretizações e sonhos que estão se tornando realidade. Juntos, com toda a equipe da Prefeitura, estamos entregando a toda a comunidade mais um caminhão caçamba novo, uma retroescavadeira, uma ambulância e dois carros pequenos. Tudo para auxiliar e melhorar a qualidade do serviço público oferecido a toda a população. É o retorno a todos os eleitores que acreditaram em nosso trabalho. Mais ruas serão asfaltadas e recapeadas em nossa cidade. Investimentos na saúde e educação que são a nossa prioridade. Um sonho muito antigo está saindo do papel: a construção do nosso Terminal Rodoviário. E a implantação da rede coletora e estação de tratamento de esgotos. São estes alguns dos grandes projetos que já estão trazendo, mas trarão ainda mais desenvolvimento e progresso a todos com a criação de trabalho e empregos para a nossa gente. As pessoas de Contenda são as que temos o maior respeito e trabalhamos pela melhoria da qualidade de vida a todos.

Teremos uma escolha para os governos estadual e federal. Vamos colaborar e divulgar os parlamentares (deputados estaduais e federais) que tem auxiliado ao povo de Contenda através da administração municipal.

O nosso agradecimento ao Governo Requião e Pessuti pelo auxílio das obras que estão e irão acontecer no ano de 2010.

O nosso abraço a todas as famílias que se empenham em lutar por uma vida melhor, por dignidade e respeito. Que 2010 venha repleto de esperança e realizações.”

Hélio Boçoen, Prefeito de Contenda.

Please follow and like us: