Parque do Monge ainda fechado

 

Na primeira semana de fevereiro acontece a 10ª reunião do Conselho Gestor do Parque e até o momento, prazos adiados.

No próximo dia 4 de fevereiro será realizada a 10ª reunião do Conselho Gestor do Parque Estadual do Monge (CGPEM), na sede do Sindicato Rural da Lapa, a partir das 14h. Nesta data serão discutidos assuntos como a aprovação da Ata da reunião anterior e atualização de informações quanto ao projeto de revitalização do Parque Estadual do Monge, pelo IAP e Ecoparaná. Além disso, será feita a apresentação do projeto de “Erradicação de árvores de Pinus sp no parque e a inserção da biodiversidade no Mercado de Desenvolvimento Limpo”. Ainda serão tratados assuntos gerais, com oficina de capacitação de gerentes, em convênio com o IAP e a Prefeitura Municipal.

Na 9ª reunião do Conselho Gestor, ocorrida em 12 de novembro de 2009, foi informado que mensalmente tem sido elaborado relatório ao Conselho Revisor do Estado acerca do andamento dos procedimentos para a revitalização do parque. Estes procedimentos se referem à licitação das obras, projetos complementares, esgotamento sanitário, iluminação, programação visual e recuperação das áreas degradadas.

Foi informado que as obras serão licitadas no início de 2010, aguardando o orçamento da SEOP previsto para final de janeiro. Os projetos complementares estão em andamento com empresa selecionada para a execução. O projeto e orçamento da Sanepar acerca do esgotamento sanitário, que a princípio seria com fossa (retirada por empresa habilitada) e duas redes de coleta por declividade até a rede, está sendo rediscutido. A Ecoparaná informou, por meio de suas arquitetas Katia e Leiliane, que os projetos arquitetônicos foram finalizados e para os projetos complementares como hidráulico, elétrico e madeira já foi indicado recurso financeiro.

O plano de manejo de 2001 será revisado contemplando as áreas de amortecimento (entorno) onde deverão ser previstos recursos financeiros. Quanto a retirada da madeira de Pinus sp, foi informado que possui comissão designada por Portaria do Presidente do IAP para acompanhamento. Os guardas do parque do Monge também fazem acompanhamento destas atividades.

A engenheira Maria do Rocio fez menção à necessidade de existir um gerente específico para o parque para trabalhar com todas as atividades ligadas à gestão ambiental da Unidade de Conservação. Outro assunto abordado foi em relação ao ICMS Ecológico, que podem ter índices melhores considerando a melhora na gestão da Unidade de Conservação.

Ainda em novembro, aconteceu apresentação sobre as espécies de morcegos que existem no Brasil e no Paraná, repassando os cuidados que devem ser tomados com este animal silvestre.

Expectativas

A população lapeana está cada vez mais preocupada com a situação do Parque Estadual do Monge. Primeiramente por conta do prazo para abertura que foi alterado para outubro de 2010. Depois, por conta da retirada da madeira da região. Muito se discute sobre o retorno do valor das madeiras para o Parque. De que forma será entregue à população? E quando isso realmente acontecerá?

Dúvidas persistentes aos lapeanos. Espera-se que na próxima reunião do Conselho Gestor, em seu 10º encontro, as questões possam ser esclarecidas com clareza e possam ser cumpridos os prazos estipulados.

Please follow and like us: