Prefeitura Municipal da Lapa lança o Programa Mais Cidade

Na quarta-feira, dia 20 de janeiro, na reunião do governo municipal a Secretaria de Planejamento realizou uma apresentação para marcar o lançamento oficial do Mais Cidade – Programa de Desenvolvimento Urbano e Social. O programa vai gerenciar toda intervenção em infra-estrutura urbana, desenvolvimento econômico e social, ampliação de serviços públicos e excelência em gestão pública.

O planejamento estratégico destas ações será realizado de acordo com as seguintes diretrizes: divisão em áreas de intervenção, diagnóstico das áreas, categorização de prioridades e planejamento das ações.

Um dos diferenciais deste programa é justamente a divisão da cidade em quatro zonas de intervenção, respeitando as diferenças de cada microrregião da cidade.

Hoje, nas Secretarias, já existem informações suficientes para realizar um diagnóstico e levantar informações de cada área, desta forma é possível direcionar corretamente os investimentos de acordo com a necessidade de cada zona.

Este fator soma-se ao motivo que torna o Programa MAIS CIDADE referência em desenvolvimento urbano e social. Além de todos os investimentos previstos, serão implantadas ferramentas para a gestão do conhecimento, que será ponto fundamental em qualquer decisão.

Segundo Giovani Almeida, assessor especial da Secretaria de Planejamento, este é um ponto essencial na Administração Pública.

“Decisões bem fundamentadas são importantes, pois influenciam a vida de uma cidade inteira”, disse.

O programa ainda prevê a criação de uma comissão, formada por um indicado de cada secretaria, para fazer o acompanhamento do MAIS CIDADE. A periodicidade dos trabalhos desta equipe deverá ser mensal para análise de resultados, cumprimento de metas e desenvolvimento de novos projetos.

Todas as ações pleiteadas ou aprovadas deverão passar por uma revisão que irá apontar início e fim para que seja possível prever o período para cada realização.

Por exemplo, na construção de uma escola, terá que se mensurar a partir de que ano letivo a demanda existente será absorvida, assim como desencadear outras ações vinculadas como ampliação ou redirecionamento do transporte escolar via georreferenciamento, contratação de novos professores, despesas correntes e previsão orçamentária ou aprovação legislativa de créditos suplementares etc.

Investimentos

Os projetos que a Prefeitura Municipal da Lapa gerencia são muito desvinculados. Para incluí-los no MAIS CIDADE, serão confrontados os seguintes fatores: de um lado as necessidades locais e de outro os projetos em planejamento ou já aprovados que venham de encontro com os diagnósticos.

Independente da esfera que venha o dinheiro, os Programas Federais ou Estaduais deverão ser co-relacionadas com o MAIS CIDADE, pois serão frutos de uma conquista baseada nas diretrizes apontadas pelo Programa e seus indicadores. O que não vir de encontro com os diagnósticos, esta diferença, será tratada como novos objetivos na busca por recursos e novos projetos.

O prefeito Paulo Furiati acredita que este programa surge como reflexo da excelente época que a Lapa está vivendo. “Nunca se fez tantos investimentos como agora. Serão 10 anos em 1, nós vamos fazer parte do maior programa de obras e inaugurações da história desta cidade”, disse.

Please follow and like us: