A vida de Orlando Pessuti

Na pequena casa  de madeira com chão de terra batida, fogão de lenha e chaminé, o abrigo  da família. E, do trabalho penoso na lavoura e criação de algumas cabeças de gado, conseguidas com muito suor e sacrifício, o pai (Natal) e  a mãe (Idalina) deram o sustento aos filhos.

A luta começava cedo. Havia a lenha para cortar, o milho a ser debulhado e as “criações” a serem tratadas. Rotinas estas bem conhecidas para quem vive e trabalha na roça. Ainda menino, Orlando, grande e forte, se acostumou ao uso de ferramentas como a enxada, foice, facão, e a ajudar o pai a encilhar o cavalo para ir a cidade buscar mantimentos que o sítio não produzia. Cresceu formando seu caráter no exemplo de sua família e tantos outros que buscavam prosperidade para plantar, criar alguns animais, ou mesmo continuar sonhando em ter um pedacinho de terra. E, devido à pobreza em que viviam, trabalhando descalço sujavam seus pés na terra vermelha e gosmenta da roça, e daí o orgulho de ser chamado de “pé vermelho”.

Quem foi criado aprendendo, por ensinamentos práticos de seu pai, a curar animais, viajando no lombo  de cavalo ou em antigos carroções por quilômetros e quilômetros, ou mesmo pisando o gelo das geadas, não podia reclamar de qualquer coisa que o destino, por mais duro que fosse se apresentasse.Com a vizinhança as relações de amizade e a vivência comunitária se fortificavam principalmente nas missas dos domingos, ou durante a semana quando se reuniam de casa em casa para rezar o terço ou praticar o ritual das novenas. Neste ambiente de princípios cristãos, a mãe pertencente à congregação Sagrado Coração de Jesus e o pai congregado mariano criaram Orlando, seu irmão e irmãs.

Assim é parte da história de Orlando Pessuti, vice-governador do Paraná, filho de uma família de humildes agricultores, sendo exemplo, ora para o pequeno agricultor, ora  para o trabalhador rural, ora para tantos outros que, independente do local ou região em que vivem, ou do tipo de trabalho que desenvolvam, sonham e buscam conhecer suas potencialidades e colocá-las em prática.

Please follow and like us: