Projeto apresentado no dia 2 de março na Câmara Municipal e aprovado por unanimidade pelos vereadores, torna Mariental Zona Urbana do município da Lapa.
O Projeto de Lei n.º 07/2010 partiu do Executivo Municipal, mas teve como seus grandes incentivadores os vereadores Wilmar Horning (Lilo) e Carlos Alberto Hammerschmidt. A idéia dos vereadores citados surgiu em março de 2009, mas somente em março de 2010 foi possível tornar realidade a intenção.
A lei ainda precisa ser sancionada pelo Prefeito Paulo Furiati, mas em aproximadamente 60 dias Mariental já poderá ser considerada Zona Urbana da Lapa.
A mudança acaba por beneficiar toda a população da localidade com desenvolvimento econômico: probabilidade de implantação de indústria e favorecimento do comércio.
Para o vereador Wilmar Horning (Lilo), a principal vantagem da mudança é a regularização dos loteamentos clandestinos, principalmente na Vila São Cristóvão e Vila Esperança, pois a maioria dos proprietários não possui documentos comprovando a posse do imóvel. Outro ponto importante, segundo Lilo, é em relação ao comércio da localidade. Os bares e restaurantes de Mariental recebiam constantemente visitas da Polícia Federal, por conta da proibição de venda de bebidas alcoólicas na beira da rodovia. Com a mudança para zona urbana, o problema deixa de existir, segundo o vereador.
A terceira vantagem é que, sendo quadro urbano, Mariental pode pleitear junto à Prefeitura a construção de casas populares do Programa Federal Minha Casa Minha Vida na região. Com isso, muitas pessoas que aguardam moradias podem ser beneficiadas. Sem contar a facilidade maior de se fazer loteamentos na região.
Outra consequência favorável para os moradores que regularizarem os documentos de seu imóvel é em relação ao pedágio. Tendo todos os documentos comprovando a localidade da residência ou de seu empreendimento, fica mais fácil conseguir a carteira de isenção da tarifa.