Saúde da Lapa já possui vacina para a Gripe A

A Secretaria Municipal de Saúde da Lapa vacinará a população de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, mas o mais importante ainda é a prevenção por meio de hábitos de higiene.

Segundo a Diretora da Vigilância Sanitária em Saúde da Lapa, Fernanda Geordani Abrantes, e o Secretário de Saúde Juca Pazzinatto, a vacinação contra a Gripe A não é tudo. O mais importante é a prevenção e a manutenção dos hábitos de higiene.

E, segundo Juca Pazzinatto, a quantidade de doses no Brasil não será suficiente para vacinar todas as pessoas. Como consequência na Lapa, e em todos os outros municípios brasileiros, será necessário realizar triagem na hora da vacinação. As pessoas terão que responder um questionário e somente as que tiverem maior risco de contágio serão vacinadas. Pessoas que trabalham em contato direto com muitas pessoas terão prioridade. Portanto, é preciso reforçar a necessidade de aumentar os hábitos de higiene.

O público&8208;alvo da vacinação no  Brasil é de 110 milhões de pessoas: 91 milhões para a gripe pandêmica e  19 milhões para a gripe sazonal. A meta é vacinar pelo menos 80% do público&8208;alvo. Mas é importante informar que, se houver alterações na situação epidemiológica e disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados, em novas etapas da estratégia nacional de imunização.

A Gripe

A Gripe A é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus H1N1. Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da  tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

O objetivo da vacinação é diminuir o risco de adoecer e diminuir o número de mortes associadas à influenza pandêmica nos grupos mais afetados durante a primeira onda, em  2009. Os públicos prioritários que receberão a vacina são: trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena e população com doenças crônicas de base. Mas o Brasil também vacinará mais três grupos:  crianças saudáveis entre 6 meses e 2 anos, adultos saudáveis de 20 a 29  anos e adultos saudáveis de 30 a 39 anos.

No Brasil, serão distribuídas um total de 113 milhões de doses de vacinas.

Comprar a vacina

Para quem não estiver entre os  grupos que receberão a vacina pelo governo ou que não se enquadrarem nos requisitos da triagem, há a possibilidade de adquirir a vacina na rede privada.

Farmácias e clínicas estão autorizadas a efetuar a venda. Cada dose da vacina será vendida por preço aproximado de R$ 60.

Onde se vacinar

Na Lapa a vacinação acontecerá, de acordo com o Calendário (veja Box), no antigo Postão.

Please follow and like us: