Clube de Desbravadores realiza nova campanha para doação de sangue e medula óssea

No decorrer desta semana os desbravadores do Clube Excelência da Criação estiveram envolvidos no projeto de doação de sangue denominado Vida por Vidas, o qual é promovido anualmente pela Igreja Adventista do 7º Dia na  América do Sul (DSA). Criado no ano de 2005 e premiado em 2006 pela OMS  (Organização Mundial de Saúde), a campanha já somou mais de 300 mil doadores em 8 países da América do Sul. Hoje o Vida por Vidas conta com doações trimestrais, o que mantém uma regularidade dos doadores. O grande objetivo é suprir a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e  hemocentros sul-americanos, através da criação do hábito da doação e da  consciência de cada cidadão da importância de ser um doador regular.

Neste ano, o projeto tem  uma nova ênfase: o cadastramento de doadores de medula óssea. Infelizmente há um número reduzido de doadores de medula óssea e, por outro lado, são muitas as pessoas portadoras de determinadas doenças hematológicas, como a leucemia, que necessitam dessa ajuda.

Ainda há o fator “incompatibilidade” que exige um número ainda maior de doadores. Este é o  tipo de doação que exige total similaridade entre doador e receptor, para que se possa, enfim, salvar uma vida.

Em nossa cidade, a campanha em si é um sucesso. Mais de 100 pessoas foram cadastradas como possíveis doadoras de sangue. Todavia, poucas pessoas aderiram ao cadastro para doação de medula óssea. Este projeto precisa da conscientização e participação, não só dos Desbravadores, mas também de toda a sociedade. As pessoas, ainda hoje, têm certo receio de ser doadoras de medula óssea. É preciso que fique claro que não há o menor risco. O processo de doação é muito simples: fazer o cadastro, o exame de sangue, e aguardar o chamado quando algum necessitado compatível for encontrado para receber o transplante.

Como participar:

Faça agora mesmo o seu cadastro no site da campanha (www.vidaporvidas.com.br) ou procure o Clube de Desbravadores na Rua Barão do Rio Branco, 1850, para preencher seu cadastro.

Após o cadastramento, dirija-se a um hospital ou hemocentro e faça sua doação. Seja um doador voluntário e salve vidas!

Quem pode ser um doador:

Requisitos básicos:

– estar em boas condições de saúde;

– ter entre 18 e 65 anos;

– pesar no mínimo 50kg;

– estar descansado e alimentado;

– apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

Lembre-se:

Os principais nomes da história escolheram ser persistentes. Thomas Edison tentou mais de mil vezes inventar a lâmpada elétrica até conseguir. Abraham Lincoln perdeu oito eleições antes de se tornar o maior presidente dos Estados Unidos da América. Para realizar algo notável não basta fazer uma vez. Doe sangue continuamente. Salve vidas…

Você que está lendo este  artigo venha conhecer nosso trabalho, e quem sabe fazer parte de uma linda história, repleta de amizade e aventura, que já se estende há mais  de 10 anos. Os desbravadores são meninos e meninas com idade entre 10 e  15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Temos reuniões duas vezes por semana para aprender a desenvolver nossos talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Participe você também! Maiores informações na Rua Barão do Rio Branco, nº 1850, centro, Lapa – PR.

Please follow and like us: