Lapa sediará encontro de produtores de cebola

No dia 23 de abril a Lapa sediará o  20º Encontro dos Produtores de Cebola, que terá como tema central “Alimento Saudável”.

Mais de 20 municípios e aproximadamente 750 agricultores estarão presentes nesse encontro que discutirá assuntos como mudanças climáticas e sua influência na agricultura e as boas práticas agrícolas com enfoque na produção, comercialização e novas tendências da próxima safra de cebola.

A cebola é uma das principais hortaliças cultivadas no Paraná. A produção da safra 2008/2009 foi de 129.969 toneladas, obtidas por 6.000 produtores. O município da Lapa é um grande produtor de cebola.

Na última safra foram cultivados 340 hectares por aproximadamente 400 produtores familiares. A  produção obtida foi de 5.440 toneladas, o que representa 5% da produção  estadual e coloca o município no 6º lugar em volume de produção no estado.

Para o diretor de agricultura do município, Paulino Chimalski, esse evento vai proporcionar aos agricultores participantes troca de experiência e conhecimento de novas tecnologias para melhorar o desenvolvimento do cultivo da cebola na região. Além disso, a cebola pode ser uma excelente alternativa, podendo  conciliar a mão de obra com a de outras culturas.

Please follow and like us: