Como vai sua saúde financeira?

Uns e outros já devem estar achando repetitivo e desagradável de tanto que se fala em compras a prazo, em taxas de juros e aplicações na poupança. Mas, é que nós estamos numa cruzada pela conscientização e esclarecimento de fatores e situações que passam despercebidas ou não tinham tanta importância porque no passado a inflação era alta. No entanto, vivemos agora dentro do, há muito esquecido, orçamento doméstico que tem dois lados conhecidos a serem considerados, agora com muito mais respeito: o lado das despesas e o das receitas, ou seja, saídas e entradas de dinheiro no  caixa.

O respeito ao orçamento agora  é fundamental por duas razões: tanto a despesa quanto a receita agora devem ser planejadas com bastante exatidão por conta da estabilidade econômica. Está muito difícil aumentar a receita porque os salários estão comprimidos ao máximo, exceto dos marajás e de alguns favorecidos pelo cumprimento do dever público.

Quanto às despesas, todos nós  sabemos ser praticamente impossível segurar os preços dos oligopólios e  cartéis que tentam, sempre que possível, driblar com artifícios de marketing e de novos produtos os esforços para conter os gastos.

Neste ponto cabe esclarecer que as compras a prazo, com as exorbitantes taxas de juros cobradas nas vendas a prazo no país, se refletem no orçamento de despesas como fator de desequilíbrio futuro.

Ao final de cada mês algumas pessoas quase enlouquecem tentando ajustar seu pagamento com suas despesas. Muitas vezes ficam no vermelho sem saber o porque isso acontece e acabam culpando o empregador por achar que estão sendo mal remunerados. As vezes essa é a razão, mas geralmente o que acontece, na maioria dos casos, é que as pessoas não fazem um planejamento de sua vida financeira. O planejamento financeiro é fundamental para dar um rumo a sua vida. Suas chances de comprar um imóvel, um carro, fazer uma viagem, comprar coisas para casa, planejar seu futuro profissional, etc., dependem de como você está se organizando para atingir esses objetivos. Ou seja, como utilizar os recursos para conseguir realizar todos os seus sonhos. Um bom planejamento financeiro vai depender de muita disciplina e controle de todos os seus gastos.

Alipio Moreira dos Santos

Economista, especialista em Administração Estratégica, Consultor Empresarial e Pessoal, para áreas Organizacional e Financeira, Diretor da SINTEG – Soluções Integradas em Negócios.

Please follow and like us: