Monge: Instituto Ambiental do Paraná trouxe novidades em relação à revitalização

Em reunião com o Prefeito Paulo Furiati, na tarde da quarta-feira, dia 24 de março, o IAP trouxe à Lapa mais informações a respeito da revitalização do Parque no Monge.

A Diretora de Biodiversidade e  Áreas Protegidas do Instituto Ambiental do Paraná, Márcia Pires Tossulino explicou que o processo de revitalização não parou um minuto desde 2009.

E a novidade, segundo ela, é que o IAP recebeu a autorização do Governador Roberto Requião para as obras do Instituto Ambiental do Paraná. Hoje existe um valor de R$ 3 milhões destinado às obras e, provavelmente, até abril, segundo Tossulino, consiga-se lançar o edital para a realização de todas as obras no Parque.

A primeira ação que acontecerá  neste ano serão as demolições, assim que os recursos forem liberados, em média em 30 dias. Em seguida vem o processo de licitação que é um pouco mais longo por conta do valor da obra. “Nós imaginamos que por maio ou junho possamos estar iniciando as obras. Não temos exatamente um  prazo de conclusão. Mas esperamos que até o final deste ano, consigamos  inaugurar o Parque com o que foi previsto no projeto”, disse Márcia.

Em relação à informação aos turistas sobre o fechamento do parque, a Chefe de Departamento de Unidades de Conservação do IAP, Maria do Rocio Lacerda Rocha, mais conhecida como Sissa, explicou que serão colocadas placas informativas na entrada da cidade, na entrada do parque e será feito um trabalho através de assessorias de imprensa, rádio e jornal, para que o turista não perca a viagem, encontrando o local fechado.

Em entrevista à Rádio Legendária, Raska Rodrigues afirmou que seria possível dar alternativas de visitação ao Parque, mesmo fechado para obras. Sobre isso, Sissa esclareceu que não há possibilidade devido ao risco de acidentes para os  visitantes e à necessidade de proteger o ambiente para que se regenere.

A população e os turistas esperam então, que em breve possam usufruir novamente do espaço de lazer  e turismo.

Please follow and like us: