IPHAN aproxima atendimento

Uma das conquistas que a proposta de plano diretor do patrimônio edificado trouxe para a Lapa é a aproximação ainda maior entre o município e o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A partir dessa semana, a cada  15 dias, o órgão federal estará atendendo na cidade no Museu Casa Lacerda (mantido pela instituição). Para prestigiar o inicio desta importante parceria entre o município e o governo federal na área da cultura, Márcio Assad esteve com a arquiteta Liliane Monfardine Fernandes de Lucena e aproveitou o momento solene para levar algumas reivindicações a respeito de detalhes do centro histórico, que necessitam ser aprimorados. Confira na entrevista abaixo:

Márcio Assad: Hoje nós inauguramos um novo tempo entre a Lapa e o patrimônio histórico. O que acontece a partir de agora, como chegamos a esse tipo de atendimento tão  necessário pra Lapa?

Liliane B. Fernandes: A intenção do IPHAN é dar esta orientação pra comunidade e sentido de informá-la o que ela pode o que não pode desenvolver, como reformas ou algum tipo de pintura, no intuito de evitar aborrecimentos ao realizar a  obra. Sabemos que desde o tombamento estadual foi entregue uma cartilha  para os moradores e tanto representantes do IPHAN, como do Estado vinham aqui conversar. Mas em função dessa falta de um acompanhamento tão periódico e dessa dificuldade das pessoas entenderem o que a cartilha apresentava e o que informava, nós achamos melhor fazer essa visita com mais freqüência, pelo menos de 15 em 15 dias e depois semanalmente, para orientar pessoas que queiram fazer alguma reforma em sua casa, ou até responder perguntas simples que surjam. Estando presentes nós podemos fotografar e analisar, e conforme o caso responder  prontamente o cidadão. Quando for uma situação mais complicada, encaminha-se para o superintendente e se demandar a execução de um projeto, orientamos e acompanhamos o caso.

M.A.: Como as pessoas podem marcar com antecedência o atendimento? Como funcionará esse serviço?

L.B.F.: O atendimento será na Casa Lacerda, e a cada 15 dias vou estar presente. A intenção é orientar  as pessoas e o cidadão pode se informar na recepção os dias de atendimento. Caso queiram marcar horário, podem ligar para o IPHAN em Curitiba e fazemos o agendamento, mas normalmente todas as pessoas que estiverem presentes serão atendidas conforme a ordem de chegada na Casa Lacerda.

M.A.: Esse atendimento já faz parte do Plano Diretor do Patrimônio Histórico, recentemente iniciado, como fase de participação da comunidade?

L.B.F.: Não deixa de ser, porque a intenção com a contratação do arquiteto da prefeitura é que esse profissional também trabalhe com o IPHAN, orientando as pessoas quanto ao Patrimônio, visto que com a implantação da lei municipal, existe também essa responsabilidade por parte da administração municipal. Esse arquiteto dividirá e facilitará a consultoria para a comunidade junto ao IPHAN.

M.A.: Isso já seria um embrião  de um órgão tripartite entre Município, Estado e Governo Federal para que esse atendimento se dê em todos os níveis?

L.B.F.: Com certeza. Esta proposta busca a parceria em todas as obras e trabalhos nas instituições, em todos os níveis, seja municipal, estadual ou federal. As parcerias são necessárias e nosso trabalho é uma forma de reconhecimento. A Prefeitura reconhece que ela tenha essa função importante, participando, e o IPHAN e a secretaria de Estado ao mesmo tempo dão apoio cumprindo com suas responsabilidades.

Finalizando a entrevista a arquiteta Liliane B. Fernandes se coloca à disposição da comunidade para  esclarecimentos, afirmando que “havendo demanda, nos colocamos à disposição para explanar sobre temas específicos, como legislação e assuntos temáticos mais direcionados. Estarei na Casa Lacerda a cada 15 dias e os interessados em orientações, fiquem à vontade em nos procurar.”

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