Conferência Municipal de Agricultura discute desenvolvimento e qualidade de vida no meio rural

Cerca de 120 pessoas, representantes de comunidades e de diversas entidades ligadas ao meio rural,participaram da Conferência de Agricultura,  realizada na quinta feira, dia 8 de abril.

Na reunião foram relatadas as demandas das  comunidades levantadas nas pré-conferências e realizado um trabalho de discussão em grupos.

Um dos temas abordados foi a organização dos conselhos de desenvolvimento rural sustentável, onde foi discutido sobre os desafios a serem enfrentados pelo conselho e as estratégias para vencer estes desafios.

Em outra etapa da Conferência, dentro do Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental, foram discutidas as principais  prioridades para a agricultura e o meio ambiente, as ações para alcançar estas prioridades, atividades agropecuárias que devem ser incentivadas, capacitações que os agricultores necessitam para melhorar a  produção, gestão da propriedade e qual o futuro esperado para o setor rural no município.

E por fim, foi abordada a qualidade de vida no meio rural. O tema discorreu sobre o que é a qualidade de vida e  sobre o que fazer para melhorar essa qualidade no meio rural.

Todos participaram ativamente das discussões contribuindo para o processo de conclusão de um documento que  será enviado para a comissão regional e que irá compilar todas as informações para gerar o documento base para a Conferência Regional.

As demais reivindicações serão tabuladas e  informadas aos departamentos responsáveis, vereadores e gabinete para possíveis atendimentos e encaminhamentos.

A participação de todos (órgãos públicos e  sociedade civil) é indispensável para a realização de ações e mudanças,  sem individualismo e abandonando definitivamente as ingênuas utopias paternalistas que nos mantém esperando por humilhantes migalhas governamentais.

Em substituição, deve-se adotar uma atitude mais construtiva de organizar-se para exigir e participar ativamente na adoção e implantação de medidas concretas, eficazes e definitivas que emancipem as pessoas das dependências e vulnerabilidades  às quais estão submetidas atualmente.

Please follow and like us: