Cerca de 120 pessoas, representantes de comunidades e de diversas entidades ligadas ao meio rural,participaram da Conferência de Agricultura, realizada na quinta feira, dia 8 de abril.
Na reunião foram relatadas as demandas das comunidades levantadas nas pré-conferências e realizado um trabalho de discussão em grupos.
Um dos temas abordados foi a organização dos conselhos de desenvolvimento rural sustentável, onde foi discutido sobre os desafios a serem enfrentados pelo conselho e as estratégias para vencer estes desafios.
Em outra etapa da Conferência, dentro do Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental, foram discutidas as principais prioridades para a agricultura e o meio ambiente, as ações para alcançar estas prioridades, atividades agropecuárias que devem ser incentivadas, capacitações que os agricultores necessitam para melhorar a produção, gestão da propriedade e qual o futuro esperado para o setor rural no município.
E por fim, foi abordada a qualidade de vida no meio rural. O tema discorreu sobre o que é a qualidade de vida e sobre o que fazer para melhorar essa qualidade no meio rural.
Todos participaram ativamente das discussões contribuindo para o processo de conclusão de um documento que será enviado para a comissão regional e que irá compilar todas as informações para gerar o documento base para a Conferência Regional.
As demais reivindicações serão tabuladas e informadas aos departamentos responsáveis, vereadores e gabinete para possíveis atendimentos e encaminhamentos.
A participação de todos (órgãos públicos e sociedade civil) é indispensável para a realização de ações e mudanças, sem individualismo e abandonando definitivamente as ingênuas utopias paternalistas que nos mantém esperando por humilhantes migalhas governamentais.
Em substituição, deve-se adotar uma atitude mais construtiva de organizar-se para exigir e participar ativamente na adoção e implantação de medidas concretas, eficazes e definitivas que emancipem as pessoas das dependências e vulnerabilidades às quais estão submetidas atualmente.