Escola no Campo inicia seu 14º ano de projeto

No dia 13 de abril aconteceu o lançamento oficial do Projeto Escola no Campo 2010 da Cooperativa Bom Jesus em parceria com a Syngenta, no Restaurante Lipski, na Lapa. No evento estavam presentes professores, secretários de educação e envolvidos de vários municípios da região.

O Projeto Escola no Campo é fruto de parcerias de Secretarias Municipais de Educação, Cooperativa Bom Jesus e  a Syngenta. Desde a etapa inicial, com o planejamento e a definição das  escolas participantes, até o treinamento dos professores, todas as parcerias são envolvidas nos processos. O projeto passa a fazer parte da  grade curricular dos alunos e as aulas são desenvolvidas em um período de quatro meses. Voltado para a educação ambiental das crianças e adolescentes da rede pública de ensino, que moram na zona rural, o Projeto Escola no Campo já atendeu muitas crianças, que multiplicam a mensagem sobre a importância da agricultura sustentável. Por meio de palestras, técnicos explicam aos estudantes como plantar sem degradar o meio ambiente.

O projeto está em seu 14º ano de existência na região e tem como objetivo levar informações aos estudantes do ensino municipal, principalmente da área rural, sobre uso de agrotóxicos, preservação do meio ambiente, produção de alimentos saudáveis, valorização do trabalho do agricultor, entre diversos outros temas.

Os alunos das escolas participantes recebem uma cartilha para acompanharem as aulas. A Cartilha do Aluno e o  Livro do Professor passaram recentemente por uma reformulação e inclusão de um capítulo sobre o Direito da Criança. Assim, os professores poderão apresentar o Estatuto da Criança e do Adolescente e promover debates em sala de aula sobre este importante tema. Além disso,  foram incluídas propostas de atividades interativas em sala de aula, novas informações sobre os temas já trabalhados e tópicos de discussões para os professores. Temas como cultura alimentar, produção de alimentos, história da agricultura e uso de agrotóxicos serão abordados de forma bastante dinâmica, com atividades alusivas e material atrativo.  Um tema novo que está sendo abordado pelo projeto é o da Biotecnologia.  “Como a biotecnologia pode ajudar o ambiente?” Este é um questionamento  encontrado na apostila e que os alunos participantes passarão a saber.

Em tantos anos de projeto, muitos alunos já foram beneficiados. Hoje, muitos estão trabalhando no campo e têm consciência da importância da preservação, do conhecimento a respeito dos temas que envolvem agricultura. O Projeto Escola no Campo contribui para que a agricultura sustentável seja amplamente praticada, fazendo desta uma atividade que atenda às necessidades presentes sem comprometer  as gerações futuras.

Please follow and like us: