A vacinação contra a gripe A já imunizou mais de trinta milhões de brasileiros. Entre as crianças de seis meses a dois anos e profissionais de saúde a vacinação é considerada um sucesso. Mas as grávidas, os jovens de 20 a 29 anos e os doentes crônicos precisam se apressar já que a taxa de imunização entre eles segue baixa.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforça que a vacina é o meio mais eficaz de proteger o organismo contra a doença. “Eu continuo preocupado com três fatores: primeiro a adesão das mulheres grávidas ainda é baixo, o que é um paradoxo porque que elas são o grupo com maior risco de ter complicações e morrer. Os doentes crônicos nós ainda estamos com uma cobertura baixa e jovens de vinte a vinte e nove anos saudáveis. Então, essa turma tem que se ligar, é muito importante, a vacina é segura e é a única forma de proteção contra essa doença.”
De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, 40 por cento dos brasileiros alegam falta de tempo para se vacinar. Entre os jovens, 59 por cento disseram ter esta dificuldade.
Por esta razão, o Ministério da Saúde lembra que há sempre um posto de saúde aberto perto da casa ou do trabalho de cada um.