No próximo domingo, dia 25 de abril, será comemorado na Lapa o Dia do Tropeiro na comunidade do Feixo. A chegada das comitivas está prevista para 10h30 e o almoço típico será servido às 12 horas.
São esperadas tropilhas (grupo de cavaleiros) de 19 municípios do Paraná. Serão aproximadamente 250 cavaleiros participando da homenagem que o município da Lapa realiza oficialmente desde o ano de 1959, quando a Câmara Municipal votou e o prefeito sancionou a lei. Foi a primeira lei em homenagem ao tropeiro no Brasil, sendo anos mais tarde seguida por outros municípios e Estados brasileiros.
A Lapa deve à heróica figura do tropeiro sua própria existência, pois foi através da abertura do caminho das tropas que a região onde hoje fica o município começou a ser habitada efetivamente. Os primeiros registros de pouso de tropas no local data de 1732 , quando Cristovan Pereira de Abreu saiu do sul (onde hoje é o Rio Grande do Sul, naquela época pertencente a coroa espanhola), com destino a feira de Sorocaba.