No domingo, 18 de abril, os 25 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Lapa foram comemorados em evento promovido pela entidade no Clube Sete de Setembro e prestigiado por cerca de 300 pessoas das diversas localidades rurais do município.
O dia começou com uma apresentação de alunos da Escola Latino Americana de Agroecologia, que funciona no Assentamento do Contestado. Em seguida o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), Ademir Müller falou sobre a importância da organização sindical.
Com a presença de autoridades como o prefeito Paulo Furiatti e representantes de entidades convidadas foi relembrada a história do sindicato e prestadas homenagens aos fundadores e ex-presidentes. Ainda antes do almoço o deputado federal Assis do Couto (PT-PR) proferiu palestra sobre a atuação parlamentar em defesa da agricultura familiar e no período da tarde foi realizada assembléia de prestação de contas e um festival de prêmios.
História
No início da década de 80 um grupo de agricultores ligado à Pastoral da Terra sentiu a necessidade de fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais devido ao expressivo número de pequenos agricultores e assalariados rurais existentes no município. Estes começaram a entender que sindicato não servia apenas para atendimento médico e sim para defender os interesses de uma categoria.
Após muito trabalho de mobilização, de várias reuniões na cidade e comunidades rurais, foi marcada para o dia 31 de março de 1985 a assembléia de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Lapa. O evento aconteceu na Casa Comunitária São Benedito e a grande surpresa da equipe de organização foi o grande número de participantes: cerca de 2.000 pessoas assinaram a lista de presença.
Atualmente o sindicato conta com aproximadamente 3 mil associados, está estabelecido em sede própria na Rua do Trabalhador Rural, 90 – Jardim Santo Antônio, e presta diversos serviços aos sócios.
(Texto e fotos: Comunicarte)