Sindicato dos Trabalhadores Rurais comemora 25 anos de atuação

No domingo, 18 de abril, os 25 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Lapa foram comemorados em evento promovido pela entidade no Clube Sete de Setembro e prestigiado por cerca de 300 pessoas das diversas localidades rurais do município.

O dia começou com uma apresentação de alunos da Escola Latino Americana de Agroecologia, que funciona no Assentamento do Contestado. Em seguida o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), Ademir Müller  falou sobre a importância da organização sindical.

Com a presença de autoridades como o prefeito Paulo Furiatti e representantes de entidades convidadas foi relembrada a história do sindicato e prestadas homenagens aos fundadores  e ex-presidentes. Ainda antes do almoço o deputado federal Assis do Couto (PT-PR) proferiu palestra sobre a atuação parlamentar em defesa da  agricultura familiar e no período da tarde foi realizada assembléia de prestação de contas e um festival de prêmios.

História

No início da década de 80 um grupo de agricultores ligado à Pastoral da Terra sentiu a necessidade de fundar o  Sindicato dos Trabalhadores Rurais devido ao expressivo número de pequenos agricultores e assalariados rurais existentes no município. Estes começaram a entender que sindicato não servia apenas para atendimento médico e sim para defender os interesses de uma categoria.

Após muito trabalho de mobilização, de várias reuniões na cidade e comunidades rurais, foi marcada para o dia 31 de março de 1985 a assembléia de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Lapa. O evento aconteceu na Casa Comunitária São  Benedito e a grande surpresa da equipe de organização foi o grande número de participantes: cerca de 2.000 pessoas assinaram a lista de presença.

Atualmente o sindicato conta com aproximadamente 3 mil associados, está estabelecido em sede própria na Rua do Trabalhador Rural, 90 – Jardim Santo Antônio, e presta diversos serviços aos sócios.

(Texto e fotos: Comunicarte)

Please follow and like us: