Prepare-se para mais 35 anos

Sabe aqueles momentos dolorosos em que parece que todos querem lhe tirar o sangue e os sacrifícios são tantos que parecem insuportáveis?

Geralmente nestes momentos, quando parece que não iremos mais aguentar começamos a nos perguntar sobre o porquê de  tanto sofrimento, ou o porquê de tantas dificuldades.

Se você já passou ou está passando por estas perguntas, vou responder a essa pergunta com outra pergunta: Você sabe porque a águia é considerada um animal nobre e símbolo de sucesso?

A águia é uma ave que está sempre voando em altas altitudes, nunca se viu uma águia rastejando no solo. Com visão  privilegiada é uma caçadora nata e sempre ataca sua presa num vôo rápido e certeiro em alta velocidade. Quando vai caçar, a águia desce imensas alturas em um vôo rasante de alta velocidade e apesar disso nunca erra seu alvo. Ela não se contenta em comer restos e muito menos em procurar seu alimento varrendo o chão. A águia caça alimento vivo e fresco com a precisão de um míssil. Possui visão aguçada e garras afiadas para ir à busca do que quiser comer.

A águia é um dos animais que possuem mais longevidade, sua vida média é de aproximadamente 70 anos. No entanto, até para morrer a águia se porta com nobreza, pois jamais se viu um cadáver dessa ave no chão. Quando ela percebe que chegou o seu fim, ela voa o mais alto que pode, procura o pico mais alto que possa alcançar e lá fica até morrer.

Por isso essa ave sempre é associada com imagens de líderes vencedores e campeões. Todos querem ser águias, todos  se impressionam com a nobreza, o porte e a beleza dessa caçadora vencedora.

Mas o quê poucos sabem é que a águia, quando atinge a metade de sua vida, tem que tomar uma decisão muito difícil, algo que poucos seres vivos estariam dispostos a fazer. Por volta dos 35 anos de idade suas penas se tornam pesadas pela gordura do seu corpo, suas garras começam a ficar fracas e seu bico pouco afiado.

Então a águia é obrigada a tomar a decisão  mais difícil de sua vida: ou ela para de voar, se sujeita a ser uma simples ave que vive no chão, alimentando-se de restos, migalhas, lixo, e  morre, ou ela passa pelo processo que somente as outras “águias” suportaram passar.

A difícil decisão então é tomada e ela se retira para um lugar bem alto e lá ela própria passa a arrancar todas as  suas penas, em seguida ela arranca sua unhas e depois passa a bater com  seu bico em uma pedra até que ele também caia.

Esse processo de auto sacrifício é extremamente solitário e requer muita coragem da águia pois lhe gera muito sofrimento, porém, após algumas semanas de dor, novas penas nascem, garras novas e mais afiadas novamente crescem e também o seu bico se regenera tornando-se mais afiado do que nunca para a caça.

Depois de alguns meses de dor, é assim que  a águia novamente ressurge pronta para mais 35 anos de caçadas, de vôos  altos, totalmente altiva, livre e independente. Apta a viver somente em  grandes altitudes e a ser um dos animais de maior porte de nobreza na natureza, símbolo de sucesso, de poder e de respeito.

A história da águia serve para mostrar que  muitas pessoas admiram e invejam líderes e vencedores que alcançam altos postos, alcançam grandes realizações, grandes sucessos na sua vida  pessoal ou profissional. Todos querem ser como as pessoas que se destacam no mundo dos esportes, no mundo das artes, no mundo dos negócios, e todas as demais esferas da vida humana.

Todos querem ser águias, mas poucos têm a coragem e a ousadia de pensarem como águias, de tomarem a decisão de águias e de se sacrificarem como águias.

Então, se por causa de seus sonhos, ou de um ideal, ou de um projeto, você está passando por situações que parece que não vai suportar, se está passando por momentos dolorosos em que parece que estão lhe arrancando as penas, as garras, o seu sangue… Se está solitário e isolado, sem ninguém que acredite em seus projetos… Se isto está lhe acontecendo, é porque você é Águia e está passando pelo  sacrifício da águia. Isso significa que você nasceu pra ser grande, você nasceu pra ser vencedor e pra fazer a diferença, então suporte o “sacrifício da águia” altivo, de cabeça erguida, com coragem, porte-se como águia e não desista de seus sonhos. Provavelmente você está prestes  a voar muito alto, como só as Águias podem fazer!

Porém as pessoas perguntam por que algumas  pessoas têm sucesso e outras não, embora todos queiram alcançar seus objetivos. A história da águia mostra que a grande realidade é que poucos têm conseguido realizar seus sonhos, pois a maioria faz o que todo mundo faz e apenas uma minoria procura fazer o sacrifício necessário para ser grande e voar alto. Fazer sacrifícios geralmente é interpretado como algo doloroso demais e uma grande loucura ou perda de tempo para a maioria das pessoas. Mas é também um processo de aprendizado e aperfeiçoamento que todos os grandes entre os grandes costumam suportar. Observe que a águia não voa em bandos e não faz o quê  a maioria dos animais faz. A águia voa sozinha, tem qualidades, resultados e vantagens que mais nenhum animal tem, mas paga o preço necessário para isso.

Por isso é que poucos têm conseguido realizar seus sonhos “grandes”. A maioria faz o que todo mundo faz e apenas uma minoria aceita fazer o “sacrifício da águia” para ser grande e  voar alto. Fazer sacrifícios geralmente é interpretado como algo doloroso demais e uma grande loucura ou perda de tempo para a maioria das pessoas. No entanto, é um processo de aprendizado e aperfeiçoamento que todos os grandes entre os grandes costumam suportar.

Se isto está lhe acontecendo, desconfie…  Provavelmente você é Águia, então porte-se como águia e voe muito alto como só as Águias podem fazer!

-o-o-

“Um homem pode ser tão grande quanto ele queira. Se acredita em si mesmo e tem coragem, determinação, dedicação, iniciativa e se está disposto a sacrificar as pequenas coisas da vida e pagar o preço pelas coisas que valem a pena, isso pode ser feito.”

(Vince Lombardi )

Please follow and like us: