Saúde Financeira

Novamente começamos uma incessante carga publicitária quanto ao consumo com a proximidade de mais uma data comercial comemorativa, o Dia das Mães. Sendo a segunda maior data de vendas no ano, exige um esforço quase sobrenatural das empresas para a conquista dos clientes. O consumo é exacerbado. Isso é ruim? Depende dos  objetivos de cada um. Faz parte da economia, com a qual convivemos a vida toda. O importante é não perdermos o foco, independentemente do lado em que estamos, consumidores ou empresários. Vale lembrar que qualquer decisão tomada sob pressão, ou com ansiedade exagerada, pode trazer conseqüências desastrosas.

Esta semana, lecionando para futuros administradores, discutimos intensamente sobre o tema: tomada de decisão. Nos valemos de várias teorias e técnicas de autores renomados e  especialistas no assunto. No entanto, discutimos principalmente sobre como utilizar essas técnicas no dia-a-dia, tomando decisões a cada momento nas mais diversas áreas e nos mais diversos temas. Então, vale algumas dicas sobre o assunto.

Considerando as decisões relativas ao consumo ou qualquer outro problema devem sempre ser bem direcionadas, seja você um consumidor ou um empresário. Uma das mais importantes etapas do planejamento, da estratégia e da vida das pessoas e das empresas é ter objetivos. Mesmo em se falando de tomada de decisão, vale  lembrar que a etapa não deve ser esquecida. Ter objetivo e foco nesse objetivo é de suma importância para direcionar um caminho de sucesso para pessoas e empresas. A partir dos objetivos é possível alcançar novas etapas para o progresso. Elencar várias alternativas é a próxima e  ter informações sobre o que se quer decidir também constitui importante  fase para as decisões serem cada vez mais acertadas. Vale lembrar que é  sempre imprescindível avaliar as conseqüências dessas decisões. Percebe-se que falta na maioria das decisões tomadas, uma reflexão mais profunda sobre o que se decide, o que leva a problemas futuros de grande  proporção.

Portanto, considere que tudo que se faz hoje trará algum tipo de conseqüência futura, boa ou ruim. Isso vale muito para as empresas. Analisar o mercado em que se atua e sua estrutura interna pode fazer diferença na hora de decidir. Fazer uma reflexão sobre os verdadeiros objetivos pode mudar o comportamento de muitas pessoas e muitas empresas. Reflita e tenha objetivos.

Alipio Moreira dos Santos

Economista, especialista em Administração Estratégica, Consultor Empresarial e Pessoal, para áreas Organizacional e  Financeira, Diretor da SINTEG – Soluções Integradas em Negócios.

Please follow and like us: