É, existe muita gente que acredita muito nisso. Inclusive naquelas que vêm por e-mail, dizendo que se você não encaminhar uma mensagem de correio eletrônico para um determinado número de pessoas, sua vida virará um caos, causando azar por inúmeros anos.
É para rir, não é mesmo?! Mas, calma! Não se apresse em pensar que isso é uma afronta àqueles que enviam ou acreditam neste tipo de mensagem! É apenas uma reflexão, pois uma ação assim poderia mesmo ter um resultado positivo ou negativo em sua vida? Ou seriam as ações, nossos comportamentos e atitudes que nos levariam ao azar ou à sorte?
A vida, muitas vezes, parece um espelho. É o resultado de nossas escolhas. Por isso, devermos avaliar com sinceridade se nos importamos com a opinião que os outros têm a nosso respeito.
Se você não se importa com a opinião alheia isso demonstra que você sabe de si mesmo. Que se conhece, que é auto suficiente.
Mas, se a opinião dos outros sobre você for decisiva, isso pode ser muito prejudicial à sua vida. Veja, o primeiro sintoma de alguém que está sujeito à opinião alheia é a dependência de elogios.
Só que esquecemos, no entanto, que elogios sem seriedade simplesmente não acrescentam nada além do que você é. E as críticas negativas jamais tornarão você pior. Portanto, se pensar assim, nenhuma opinião que emitam sobre você poderá provocar tristeza ou alegria em demasia.
Mas como se livrar da dependência do que os outros pensam? Talvez o autoconhecimento, ou o aumento da autoestima. Mas, nunca esquecendo de ser exigente consigo mesmo e tolerante com os outros.
Nunca esqueça que a verdadeira elegância é a do caráter, que tem origem numa alma justa e nobre.
E qual será a fonte da verdadeira elegância de caráter, quase extinta em nossos dias? Não sei, posso estar errada. Mas talvez seja a figura materna. Sim. É ela que orienta os nossos passos, nos impõem limites, nos dá amor, nos dá confiança, faz com que acreditemos em nós mesmos.
Por isso creio que ser mãe é uma missão de responsabilidade gigantesca. É ter o privilégio de receber aquele pequeno ser e ter a missão de orientá-lo sobre a vida.
Enquanto existirem mães na Terra, Deus estará abençoando o homem com a oportunidade de alcançar a meta da perfeição. Isso porque a mãe é quem conduz, é o anjo que vela, é a mulher que ora na esperança de que os seus filhos alcancem felicidade e paz.
Quem dera todas as mães fossem conscientes de sua importância na vida dos filhos. Quem dera todos os filhos percebessem a graça de ter uma mãe amorosa.
Talvez, quem sabe, se mais mães conseguissem mostrar aos seus filhos que não precisam se preocupar tanto com a opinião alheia.
Quem sabe, se tivéssemos menos pessoas se importando com a opinião alheia a fofoca diminuísse. Aí, talvez, a elegância de caráter pudesse prevalecer um pouquinho neste mundo tão carente dela.
Que neste dia das mães, as mães possam ser mais mães, sem esquecer de sua nobre missão. E que os filhos percebam a importância dessa figura em suas vidas.
Um ótimo e abençoado domingo à todas as mães leitoras da Tribua!
-o-o-
“Não importa o que fizeram do homem. O que importa é o que o homem faz daquilo que fizeram dele.” (Jean Paul Sartre – Filósofo Francês)