Lapa sedia I Conferência Microrregional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

No dia 5 de maio a Lapa foi sede da Conferência Microrregional Curitiba-sul de Agricultura e Desenvolvimento  Rural. O evento foi organizado pelo Instituto Emater, juntamente com o Senar, a Fetaep e Faep, sob a coordenação da Setraf-Sul, em parceria com  a Prefeitura Municipal da Lapa, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores.

Representantes de 10 municípios compareceram para consolidar propostas para a microrregião e discutir políticas agrícolas para aprimorar o desenvolvimento sustentável rural e  a qualidade de vida no campo. Os municípios que participaram foram Balsa Nova, Contenda, Lapa, Campo do Tenente, Rio Negro, Quitandinha, Mandirituba, Piên, Agudos do Sul e Tijucas do Sul.

Para a gerente do núcleo regional da área sul da Emater, Mary Stela Bischof, a conferência está embasada em 3 temáticas: qualidade de vida, desenvolvimento social e fortalecimento de  associações do meio rural, que serão discutidas na conferência estadual, programada para o fim do mês. Mary Stela explicou que a Conferência na Lapa significa um marco importante, por ser a primeira das três que acontecem antes da etapa estadual. Segundo ela, a subdivisão da Conferência Regional em microrregiões é importante porque,  desta forma, fica mais fácil identificar as peculiaridades de cada região para poder trabalhar de forma efetiva e real em cada local.

A Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Lapa, Lia Márcia Souza Marim, afirmou que a Lapa teve um diferencial importante nas Conferências, que começaram a ser realizadas em janeiro deste ano. Segundo ela a Lapa saiu na frente por ter feito pré conferências na zona rural do município, escolhendo líderes locais para trazerem suas propostas. E a escolha destes líderes se tornou bastante representativa, pois incluiu um idoso, uma mulher, um  jovem e um agricultor atuante na comunidade. E para que as conferências  realmente surtam efeito, é de grande importância a participação ativa da comunidade. Pois é através das propostas dela que será possível identificar as necessidades de cada região. Segundo o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Reni Antonio Denardi, “os governantes dificilmente conseguirão fazer boas políticas públicas agropecuárias sem ouvir as pessoas envolvidas”.

Walter Bianchini, ex-secretário de agricultura e um dos dirigentes da Emater (PR), falou da fundamental importância de qualificar, orientar e auxiliar a sociedade agrícola na busca de melhorias, principalmente na qualidade de vida do homem do campo, através de políticas públicas.

Ao final, foram estabelecidas diretrizes e  elencadas prioridades da microregião para serem discutidas na conferência estadual.

Please follow and like us: