Nos dias 29 e 30 de abril foi realizado um evento técnico e prático sobre produção e sanidade de caprinos e ovinos, com ênfase no controle de verminoses.
Fizeram-se presentes 60 participantes entre criadores, alunos e professores do Colégio Agrícola, técnicos de empresas privadas, interessados no assunto e representantes das instituições parceiras e promotoras do evento.
Na oportunidade o Dr. Cezar Amin Pasqualin, médico veterinário e responsável estadual pelo setor de ovinos e caprinos no Instituto Emater, falou aos participantes sobre as perspectivas da atividade, a demanda do mercado e as experiências de organização da produção que estão ocorrendo em várias regiões do Estado.
A professora Cristina Sotomaior, da Pontifícia Universidade Católica, campus de São José dos Pinhais, juntamente com sua equipe de trabalho, conduziu as palestras técnicas e as práticas voltadas à sanidade e controle de verminoses através da utilização do método de Famacha.
O método Famacha consiste na avaliação do grau de infestação do ovino e caprino por vermes hematófagos através da avaliação do grau de coloração da mucosa ocular, numa escala numérica de 1 a 5, que permite utilizar o vermífugo de forma racional, gerando menor agressão ao animal e ao meio ambiente, bem como uma significativa diminuição nos custos de produção. Mais uma vez o Sindicato Rural fez-se presente e atuante cedendo o espaço físico para a reunião teórica. A parte prática foi realizada na propriedade do criador Sr. Aloisio Marins, situada na localidade do Piripau.