Dia dos Museus comemorado na Lapa

Na terça feira foi comemorado o dia Internacional dos Museus com o tema “Museus para harmonia social”. Partindo do tema determinado pelo IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus,  órgão do Ministério da Cultura, foi aplicado o projeto “Saberes e Sabores: história oral e bens culturais na Lapa, pela historiadora Cláudia Bibas do Nascimento, fruto da segunda parceria da pesquisadora com a Secretaria Municipal de Cultura.

A Oficina de Educação Patrimonial realizada na Casa Vermelha teve como objetivo apresentar as tradições culinárias da Lapa para crianças em idade escolar de 4 a 7 anos das redes municipal e particular de ensino e colocar em prática as tradições  culinárias da cidade. Entre os colégios participantes esteve o Lar Educandário, Colégio Manoel Pedro, Creche José Lacerda, Colégio Passos Leoni e Colégio Cooperativa da Lapa. Além de ouvir a história do café tropeiro, as crianças experimentaram o famoso café com mistura e participaram da confecção de alguns pratos típicos lapianos como o Bolinho de Polvilho ensinado pela vovó Nair Baggio, a Bolachinha de Araruta pela vovó Maria Luiza e o bolo de fubá da vovó Aracelia Ganzert.

A Oficina contou com a participação de aproximadamente 200 crianças que levaram para casa o gostinho de se apreciar a deliciosa comida tradicional da Lapa.

Please follow and like us: