No sábado, dia 22 de maio, às 13h, acontece palestra com Rui Simon Paz, palestrante da SBEE (Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas).
O evento é realizado pelo Centro Experimental de Estudos Espíritas da Lapa Dr. Leocádio José Correia (CEEEL), que se reúne na Pousada às segundas-feiras, das 19h às 21h.
A seguir confira texto explicativo da palestra, escrito por Rui Simon Paz.
“Nesta primeira década do Século XXI temos presenciado um mundo em constante guerra, algumas declaradas, outras não.
O que acontece? Como podemos compreender a ambiguidade entre tanto conhecimento alcançado, tecnologias sofisticadíssimas e, ao mesmo tempo, tanta morte e destruição?
A evolução moral da humanidade não acompanhou a evolução científica e tecnológica? Parece-nos que não.
Mas, não se trata de um descolamento entre moral e ciência. Trata-se, acima de tudo de mentalidade, de visão de mundo.
A forma como vemos mundo, que é mecanicista, que transforma tudo em máquina, inclusive o homem, está na raiz dessa ambiguidade.
Portanto, antes de mais nada, resta-nos reformar o pensamento. É preciso atualizar a mentalidade, em face de todos os avanços do século XX e, sobretudo, alcançar uma nova Teoria do Homem, um homem que não é máquina, mas apenas se utiliza de uma máquina surpreendentemente funcional, o corpo físico. Mas, gerenciando essa máquina está o ser do ser humano, o espírito.
Essa é grande contribuição que a Doutrina Espírita pode dar à humanidade neste novo século que se inaugura. Mas, antes, o Espiritismo precisa olhar para o Espiritismo e se perguntar: nós Espíritas, que operamos a interpretação da Doutrina, estamos à altura desse desafio?
Eis a grande questão. O que temos a dizer sobre este momento, as grandes catástrofes naturais, a evidente renovação planetária pela qual estamos passando.
É disso, pois, que se trata essa reflexão sobre o Espiritismo no Século XXI”.