Palestra “O Espiritismo no Século XXI” será realizada na Lapa

No sábado, dia 22 de maio, às 13h, acontece palestra com Rui Simon Paz, palestrante da SBEE (Sociedade Brasileira de  Estudos Espíritas).

O evento é realizado pelo Centro Experimental de Estudos Espíritas da Lapa Dr. Leocádio José Correia (CEEEL), que se reúne na Pousada às segundas-feiras, das 19h às 21h.

A seguir confira texto explicativo da palestra, escrito por Rui Simon Paz.

“Nesta primeira década do Século XXI temos  presenciado um mundo em constante guerra, algumas declaradas, outras não.

O que acontece? Como podemos compreender a  ambiguidade entre tanto conhecimento alcançado, tecnologias sofisticadíssimas e, ao mesmo tempo, tanta morte e destruição?

A evolução moral da humanidade não acompanhou a evolução científica e tecnológica? Parece-nos que não.

Mas, não se trata de um descolamento entre  moral e ciência. Trata-se, acima de tudo de mentalidade, de visão de mundo.

A forma como vemos mundo, que é mecanicista, que transforma tudo em máquina, inclusive o homem, está na raiz dessa ambiguidade.

Portanto, antes de mais nada, resta-nos reformar o pensamento. É preciso atualizar a mentalidade, em face de todos os avanços do século XX e, sobretudo, alcançar uma nova Teoria do Homem, um homem que não é máquina, mas apenas se utiliza de uma máquina surpreendentemente funcional, o corpo físico. Mas, gerenciando essa máquina está o ser do ser humano, o espírito.

Essa é grande contribuição que a Doutrina Espírita pode dar à humanidade neste novo século que se inaugura. Mas, antes, o Espiritismo precisa olhar para o Espiritismo e se perguntar: nós Espíritas, que operamos a interpretação da Doutrina, estamos à altura desse desafio?

Eis a grande questão. O que temos a dizer sobre este momento, as grandes catástrofes naturais, a evidente renovação planetária pela qual estamos passando.

É disso, pois, que se trata essa reflexão  sobre o Espiritismo no Século XXI”.

Please follow and like us: