Presidente da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus realiza reuniões em prol dos interesses do produtor rural
No mês de maio, o presidente da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, esteve em Brasília para várias reuniões sobre temas relevantes do agronegócio. Baggio, que também é Coordenador Nacional do Ramo Agropecuário da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, tratou de pontos como Plano Safra, Certificação de Armazéns, Fundo de Catástrofe, Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro), Metas Voluntárias Brasileiras na COP- 15 e o Código Florestal, na sede da OCB.
O executivo da Bom Jesus aproveitou sua passagem pela capital federal para abordar, com lideranças políticas da Comissão de Agricultura na Câmara Federal, outros temas como o elevado preço do diesel, a instituição de um TEC (Tarifa Externa Comum) maior, para proteger o produtor de trigo na safra de inverno e o Plano Safra 2010/11. Luiz Roberto Baggio explicou que o setor está em busca de ações que agilizem os processos para as cooperativas agropecuárias. “O produtor contribui com a sua parte, no entanto, nada do que é proposto pode ser executado se não houver linhas de financiamento compatíveis com as necessidades e os esforços de cada um deles”, resume.
Segundo o presidente da Bom Jesus, os principais temas em relação à proteção de renda do consumidor não evoluem. “O modelo de negócio do seguro agrícola não garante a restituição integral das possíveis perdas dos recursos investidos pelo produtor”, afirma.
Baggio conta também que um dos pontos que mais chamou a atenção foi a questão do preço do diesel. “O preço do óleo diesel impacta fortemente no custo do agricultor, e se avaliarmos a progressão do valor do barril de petróleo no mercado internacional, o preço de paridade, ou seja, o preço atual do diesel não poderia estar acima de R$ 1,58 por litro”, completa.
O Brasil produziu uma safra recorde em 2010, aproximadamente 8,5% maior que no ano anterior, porém, por outro lado, alguns dos principais temas relacionados à proteção de renda do produtor não evoluem. “Os pontos acima demonstram que devemos fortalecer a discussão do setor agrícola com a área econômica do governo”, diz. “Assim como se torna fundamental o agricultor se antecipar às decisões e procurar a cooperativa para definir a melhor estratégia para o próximo plantio”, finaliza.
A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus possui 3.600 associados e tem unidades em 11 municípios com 17 estruturas para recebimento de cereais e repasse de insumos, além da sede administrativa, nas seguintes cidades: Lapa, Balsa Nova, Contenda, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antônio Olinto, Quitandinha, Paulo Frontin, Irati, Palmeira e Rebouças.