No dia 11 de junho a Lapa receberá ilustres visitas, vindas de Istrana, cidade irmã da Lapa, na Itália. Ao todo, serão 34 pessoas da Associação “Tervisani nel Mundo” que conhecerão a cidade e entrarão em contato com os descendentes da região.
A chegada dos visitantes acontecerá no dia 11 de junho, sexta-feira, às 16h, quando serão recepcionados na Prefeitura Municipal. Mais tarde, às 20h, acontecerá o jantar de acolhida aos italianos.
No sábado, dia 12, os visitantes irão para a Colônia São Carlos onde, às 9h30 participarão da Bênção da imagem da Vergine de Candelora (Virgem de Candelária). Às 10h farão a inauguração da Via Istrana e, às 10h30, da Casa do Imigrante Italiano. Às 11h os participantes da recepção em Colônia São Carlos participação de missa que terá as músicas cantadas em italiano pelo cantor Renzo Rostirolla.
Ao meio dia do dia 12 os visitantes farão a pausa para o almoço para em seguida retornarem à Lapa. Pois, às 16h, participarão da sessão solene na Câmara Municipal da entrega do Título de Cidadão Honorário ao Monsenhor Canuto Toso, fundador da Associação “Trevisani nel Mundo”, ao Enzo Fiorin, prefeito de Istrana, e ao Riccardo Masini, jornalista e escritor italiano.
No dia 13 de junho os visitantes participarão da missa de Santo Antonio, às 10h, e ficarão o dia todo na cidade, até as 20h, quando acontece o jantar de despedida.