Nesta edição vamos falar um pouco desse mal que nos atinge em silêncio.
Na correria do dia-a-dia, muitas vezes não dispomos de tempo para uma alimentação saudável e balanceada e assim adquirimos hábitos alimentares inadequados. As refeições sempre são feitas de forma irregular ou fora de hora. Às vezes exageramos na ingestão de alimentos com muita gordura e isso acaba gerando sérios problemas à nossa saúde. Um dos males é o colesterol. A alimentação balanceada e saudável ajuda e previne muitas doenças como distúrbios orgânicos e a taxa de colesterol elevada, que hoje é um grande inimigo da vida moderna. Está comprovado por estatísticas que 30% da população tem colesterol acima do normal. O aumento do colesterol no sangue forma placas gordurosas, “ateromas” nas artérias dificultando a circulação sanguínea e causando até arteriosclerose, que atinge pessoas em todas as idades, podendo levar ao infarto, aneurisma, gangrena e até um derrame cerebral.
Cuidados básicos:
Evitar o grande e mortal vilão que é o cigarro, as frituras e gorduras em excessos. Evite também o stress. Procure ingerir frutas, legumes, verduras, peixes, frango sem pele, leite desnatado, além de praticar muitos exercícios físicos.
Como complemento, há quem diga que pesquisas afirmam que o hábito popular da ingestão de berinjela crua ou suco é de grande ajuda na redução do nível do colesterol. Isso porque tal hortaliça é rica em proteínas, vitaminas B1, B2, vitamina C, minerais etc. Isso sem falar no fato de possuir a Niacina, substância que reduz o mau colesterol, dizem as pesquisas.
Vale lembrar que esses são apenas comentários de saúde. Na dúvida, consulte um médico.
Para pensar
Hoje você pode soprar aos ventos seus sonhos e eles vão se espalhar no ar. E, quem sabe, vão voltar a você em forma de realidade. Basta acreditar!