No Brasil como em vários lugares do mundo, os eventos no calendário anual constituem verdadeiros pólos econômicos. Estamos falando da Copa, das festas juninas, das celebrações de inverno, entre tantas outras. Muitas empresas se preparam estrategicamente para isso. Todos sabemos que,a propaganda invadirá nossos lares intensamente com ofertas temáticas. Tudo isso faz parte da economia, ou seja, traz vantagens e desvantagens. Tem seus pontos positivos e negativos.
Vale lembrar que a empresa deve pensar estrategicamente sempre, e não somente em determinados momentos. Muitas vezes o que parece ser uma ótima oportunidade, pode transformar-se em um problema empresarial grave. As empresas procuram explorar tudo que se pode num cenário econômico tão mutante como o atual. Para isso é necessário investir. Investimento geralmente está associado a despesas, gastos com desenvolvimento de produto, publicidade, maquinário, novas metodologias de operação etc. Ou seja, é preciso gastar para apostar em uma venda mais expressiva e assim auferir maiores lucros. Nesse cenário, as empresas fazem isso mesmo, apostam. Certamente empresas mais organizadas que fazem seu planejamento de forma correta e utilizam controles consistentes, tem um risco muito menor de sofrer com esses investimentos e ter muito mais lucro. Muito embora o risco sempre exista, empresas que se dedicam muito mais ao operacional e não ao administrativo, tendem a sofrer mais com esse tipo de atitude. Empresas que não são organizadas, ou seja, não têm uma preocupação com sua administração, com certeza terão desvantagem em relação aos concorrentes mais organizados, ou sofrerá um crise financeira pós Copa, ou pós o que for. Isso serve para as pessoas também, a organização e o planejamento jamais serão excessivos. Ficar atento aos acontecimentos do dia a dia, da economia, dos setores em crescimento, dos problemas pelos quais o país passa, é muito importante. Veja que esses problemas e esses acontecimentos econômicos que afetam nosso dia a dia, nem sempre são resolvidos com os eventos externos, ou seja, se o Brasil for campeão, o seu trabalho continua e talvez muito mais exigente.
Portanto, dentre vários eventos que ocorrem durante o ano, Copa, eleições, festas, feriados, não perca o foco. Seus objetivos terão de ser alcançados independentemente do resultado dos outros. Contudo, uma boa reflexão sobre as decisões, sobre as atitudes do dia a dia podem contribuir muito para um futuro com conseqüências mais positivas. Reflita sobre sua empresa. Peça ajuda aos profissionais de mercado que podem contribuir na sua tomada de decisão. Organize-se e preste muita atenção nos dados econômicos que são divulgados diariamente. Eles influenciam muito o cotidiano da empresas e das pessoas. Pense nisso e bons negócios!
Alipio Moreira dos Santos é Economista, especialista em Administração Estratégica, Consultor de Empresas para áreas Organizacional e Financeira, Diretor da SINTEG – Soluções Integradas em Negócios, Professor da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.