As belezas da legendária cidade da Lapa, cenário da Revolução Federalista que possui no seu Centro Histórico 14 quarteirões com 235 imóveis tombados pelo patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foram palco na segunda-feira, dia 14 de junho, do lançamento do Programa de Qualificação no Turismo do Paraná na cidade.
Uma realização do Ministério do Turismo em parceria com a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba, o projeto prevê a realização de cursos gratuitos de qualificação para os profissionais que vão prestar atendimento aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014.
Durante o lançamento, o coordenador do programa Márcio de Oliveira apresentou pesquisa realizada com 2 mil profissionais, que identificou as principais lacunas no atendimento aos turistas no Paraná.
Os números apontam a necessidade de capacitação de taxistas, garçons, recepcionistas, enfermeiros, guias turísticos, agentes de segurança pública municipal e estadual, que são o público alvo do Programa de Qualificação no Turismo do Paraná. “Através deste projeto serão ofertados cursos de formação gratuita a 400 pessoas em cursos presenciais e outras 1.500 em cursos à distância, com objetivo de melhorar ainda mais as condições de hospitalidade do Estado, mantendo o turista por mais tempo em nossas fronteiras”, destacou Oliveira.
Estes profissionais vão receber conteúdos que incluem ética e cidadania, postura profissional, qualidade no atendimento, comunicação, relações humanas, informações sobre os pontos turísticos e os aspectos culturais do estado. Na execução do programa serão investidos R$ 4 milhões, viabilizados através de emenda pessoal do deputado federal André Zacharow. Além dos cursos, este programa deve envolver cerca de 5 mil pessoas nos eventos de sensibilização, mobilização e conscientização do turismo nos destinos indutores do Paraná.
Os preparativos visam os grandes eventos esportivos que o Brasil vai receber nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos em 2016.
Em virtude do universo de estrangeiros que vão aportar no país e movimentar a economia dos estados que vão sediar jogos, o Ministério do Turismo levantou uma premissa de que fossem capacitadas as pessoas que prestam atendimento aos turistas.
“E fundamental que as cidades sede da Copa se preparem para segurar os estrangeiros em nosso estado, que tem muitas belezas a apresentar, como a Lapa e toda esta região da Rota do Pinhão”, disse Zacharow lembrando do ex-governador Ney Braga. Para ele é preciso criar a cultura para vender melhor o Paraná como destino turístico. “Devemos nos preparar para vender as nossas cidades e nosso estado como produtos turísticos, movimentando restaurantes, hotéis e todos os setores envolvidos, transformado isso em renda aos municípios”, afirmou.
A exemplo do deputado Zacharow e sua esposa Eunice, outras autoridades estiveram presentes ao lançamento, tais como o prefeito e vice-prefeito de Contenda, senhores Helio Luis Boçoen e Carlos Eugênio Stabach respectivamente, o procurador geral de Fazenda Rio Grande, senhor Evandro Krachinski Duarte, o vereador José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Mandirituba, o vereador Antônio Jair, de Mandirituba, a diretora do Theatro São João Nadia Burda, o presidente da Associação Comercial da Lapa, João Baggio, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente da Lapa, Lia Márcia Souza Marin, a secretária de Cultura e Turismo da Lapa, Valéria Borges da Silveira.
O programa
O Programa de Qualificação no Turismo é um projeto piloto que está sendo implementado no Paraná e posteriormente será levado às demais cidades sede da Copa do Mundo no Brasil. Serão ofertados formação gratuita a 400 pessoas em cursos presenciais e outras 1.500 em cursos à distância. As inscrições serão abertas após o segundo semestre.
O público alvo são taxistas, garçons, recepcionistas, enfermeiros, guias turísticos, agentes de segurança pública municipal e estadual, entre outros. Depois de Campo Largo, acontecem novos eventos de mobilização nas cidades de Paranaguá, São José dos Pinhais, Lapa, Colombo, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Castro, Jaguariaíva e Foz do Iguaçu. Mais informações marcio@qualificacaoturismopr.org.br